Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Neuropediatria

Doenças Respiratórias

São repercussões respiratórias da asfixia perinatal as seguintes entidades:

A
Apneia e síndrome da hipertensão pulmonar persistente.
B
Doença das membranas hialinas, hipotensão e bradicardia.
C
Síndrome de aspiração meconial, enterocolite necrotizante.
D
Síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético, hipoglicemia.
E
Síndrome de aspiração meconial, hipotensão e bradicardia.
Homem, 60 anos, há 6 meses queixa-se de dor lombar baixa, de ritmo mecânico em faixa, com irradiação para região inguinal, glútea e face anterior da coxa direita. Refere piora vespertina, necessitando uso diário de analgésicos e anti-inflamatórios não hormonais. Trabalha em uma distribuidora, caminha vários quilômetros ao dia sem carregar peso. Exame físico: dor à palpação da região lombar baixa com retração dos músculos isquiotibiais, bloqueio de rotação interna do quadril direito, abdução de 10 graus, sinal de Thomas (+) à direita, ausência de déficit neurológico, Laségue negativo. Radiograma da coluna: sem alterações. O DIAGNÓSTICO E A CONDUTA SÃO:
Menina, 12 anos, previamente hígida, refere ter percebido que o ombro direito está mais elevado que o esquerdo. Nega menarca. Exame físico: elevação do ombro direito e protuberância na região torácica posterior direita com a flexão do tronco (teste de Adams: +). Radiograma de coluna toracolombar: curva torácica longa com convexidade para a direita de 18º; Radiograma de bacia: graduação de Risser I. O DIAGNÓSTICO E A CONDUTA SÃO:
Você está na sala de parto e acaba de recepcionar um recém-nascido a termo. Após o clampeamento do cordão umbilical, durante o primeiro minuto de vida, este bebê chora com vigor e suas mucosas tornam-se coradas, mas mantém o leito ungueal cianótico. Nesse momento, quais são as alterações cardiovasculares que estão ocorrendo nesse paciente?
Menina com dois anos de idade, com queixa de dor e perda de força no membro superior direito há uma hora. Mãe refere que a criança ia cair e ela a segurou pelo antebraço. Ao exame, o antebraço se encontra em extensão e pronado. A conduta recomendada é redução:
Compartilhar