Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

São sinais radiológicos comuns na apendicite aguda, exceto:

A
Presença de coprolito apendicular
B
Íleo paralítico (alça sentinela)
C
Pneumoperitônio
D
Apagamento do músculo psoas
E
Escoliose antálgica
Menino de 5 anos frequenta a escola infantil, brinca com outras crianças, veste-se sozinho, expressa ideias próprias e preferências. Ao exame, apresenta IMC no escore Z acima do +3. Em relação ao caso, analise as afirmativas: I. A avaliação pondero-estatural do menino está adequada. II. Os marcos do desenvolvimento são adequados para esta faixa etária. III. O teste de Denver II é uma ferramenta útil para triar globalmente o desenvolvimento desta criança. Está / estão correta (s) a (s) afirmativa (s)
Um estudante de seis anos de idade, é trazido à Emergência hospitalar apresentando dor abdominal, inicialmente epigástrica e, posteriormente, em flanco direito. Apresenta quadro de febre (38,5 °C), distensão abdominal e vômitos. O quadro iniciou-se há pouco mais de 24 horas, com piora progressiva. A família relata história de episódios de fezes escuras com odor fétido desde quando era lactente. Ao exame físico, demonstrou dor à palpação do flanco direito, mais intensa em fossa ilíaca direita. A ausculta abdominal indicou ruídos hidroaéreos metálicos intervalados por períodos de ausência de ruídos. Ele foi internado. Foram realizados alguns exames, com os seguintes resultados: Leucócitos = 16.500/mm³ (VR: 5.500 - 6.500/mm³); Neutrófilos = 11.000/mm³; Bastões = 1.700/mm³; A radiografia do abdome evidenciou dilatação e edema de alças do intestino delgado com nível hidroaéreo. O ultrassom abdominal resultou sugestivo de abscesso em região de íleo terminal. A principal hipótese diagnóstica e a conduta recomendada diante desse quadro são, respectivamente,
Criança de 2 anos de idade é levada a uma consulta por apresentar quadro de rinorreia fétida nasal unilateral há 3 dias. Assinale a alternativa que apresenta a MELHOR conduta para o caso descrito.
Qual é a cardiopatia congênita MAIS comum?
Compartilhar