Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

São sintomas de endometriose pélvica: I. Dismenorreia. II. Dor pélvica crônica. III. Dispareunia. Marque a opção correta.

Mulher, 73 anos de idade, com hipercolesterolemia, apresentou síncope de duração de 5 minutos em domicílio. Filha nega uso de medicações, exceto sinvastatina e colírio para glaucoma. Esteve no cardiologista há 3 meses, que não recomendou novas medidas. Foi trazida ao PA onde se apresenta confusa, com pulso radial de 36 bpm, com pausas à inspiração. TA: 120x60mmHg, FR: 20ipm. Mucosas coradas, sem sinais neurológicos de localização ou de irritação meníngea. Pulmões limpos. Ausculta cardíaca mostra bulhas arrítmicas à custa de pausas, que duram até 30 segundos, além de sopro sistólico suave em foco aórtico. A causa mais provável desse quadro é:
Diante do nascimento de um RN com líquido amniótico meconial, assinale a alternativa correta. (MANUAL DE REANIMAÇÃO NEONATAL SBP)
Um homem de 20 anos é trazido para a sala de emergência pela polícia após um surto no campus da universidade local. De acordo com seu prontuário médico, consta tratamento prévio de depressão. Ele descreve seu humor como “ótimo”, mas alega estar acordado por quatro dias devido ao trabalho em várias invenções. Ele admite ter pensamentos rápidos e acredita que Deus o escolheu para ser o Messias. Na verdade, anjos lhe ordenaram roubar a associação dos estudantes, a fim de começar uma nova igreja. Exame toxicológico de urina realizado a fim de descartar abuso de drogas como causa de seus sintomas, muito provavelmente revelará qual substância?
Depressão é uma doença que gera muito sofrimento ao paciente e é também uma das principais causas de anos vividos com incapacidade. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
Compartilhar