Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Pneumologia

Se empregado durante a gravidez, qual tuberculostático está associado à surdez severa no feto?

A
Estreptomicina.
B
Isoniazida.
C
Rifampicina.
D
Etambutol.
Um rapaz de 25 anos sofre ferimentos por projéteis de arma de fogo em abdome. A laparotomia exploradora revela lesão estrelada extensa de lobo anatômico direito do fígado, além de lacerações de cólon ascendente, junto à válvula ileocecal e ao ângulo hepático do cólon. A pressão arterial é 70 × 30 mmHg, sob ação de drogas vasoativas. Ocorre sangramento contínuo, violáceo, sem formação de coágulos, difusamente, de todos os ferimentos. A temperatura esofágica é 34 graus Celsius e o pH sanguíneo é 7,20. Medidas que devem ser tomadas imediatamente, para aumentar a probabilidade de sobrevida:
Com relação ao reparo esfincteriano na doença de Crohn perianal, assinale a alternativa correta.
Paciente refere febre, tosse com expectoração purulenta há 10 dias. Refere estilismo crônico. Apresenta-se pálido, eupneico, acianótico, emagrecido e dentes em péssimo estado de conservação. Ao raio X de tórax verifica-se cavitação com nível líquido no segmento posterior do lobo superior direito. Qual o tratamento mais adequado para o paciente?
Mulher de 46 anos é levada à emergência com dor importante de início súbito, em membro inferior esquerdo e com anestesia na maior parte do pé. História anterior compatível com claudicação intermitente. Usuária de anticoncepcional oral, fumante, sem pulsos distais, com diminuição de temperatura de extremidade e palidez. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar