Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Sebastião, 70 anos, está acamado há 3 meses por fratura de fêmur. Dá entrada no PS por dispneia súbita e dor pleurítica. ECG é normal. Rx de tórax é normal. Gasometria arterial demonstra hipoxemia. A principal hipótese diagnóstica é:

A
Úlcera gástrica perfurada
B
Pneumonia
C
Tromboembolismo pulmonar
D
Infarto agudo do miocárdio
E
Pneumotórax hipertensivo
Paciente, 28 anos, sexo feminino, obesa, é admitida na UPA com quadro de dor abdominal em cólica localizada em hipocôndrio direito há 24 horas. Refere náusea, vômito e febre de 38 graus. Ao exame físico, paciente encontra-se com dor, taquicárdica, hipocorada, levemente ictérica, hidratada, com dor à palpação superficial e profunda do hipocôndrio direito. Durante a palpação profunda do quadrante superior direito do abdome, nota-se que a paciente suspende a inspiração. No exame laboratorial colhido, apresentava leucocitose leve de 14.000 células/mm3 e elevação discreta da bilirrubina 6mg/dL. Qual o diagnóstico clínico mais provável?
Paciente é atendido em uma Unidade de Saúde com quadro de ardência ocular bilateral com 6 dias de evolução, fotofobia moderada com períodos de remissão e piora, irritação e prurido palpebral. Refere que os sintomas são piores pela manhã. Ao exame ocular, as conjuntivas encontram-se avermelhadas, com leve descamação palpebral. Em relação à conduta para o quadro acima, assinale a alternativa correta.
Em relação à invaginação intestinal na criança, qual é a afirmativa correta?
Com relação aos quadros de Insuficiência Venosa Crônica de Membros, assinale a alternativa correta:
Compartilhar