Sebastião, 70 anos, está acamado há 3 meses por fratura de fêmur. Dá entrada no PS por dispneia súbita e dor pleurítica. ECG é normal. Rx de tórax é normal. Gasometria arterial demonstra hipoxemia. A principal hipótese diagnóstica é:
A
Úlcera gástrica perfurada
B
Pneumonia
C
Tromboembolismo pulmonar
D
Infarto agudo do miocárdio
E
Pneumotórax hipertensivo
Outras questões
Paciente com 20 anos e história de trauma craniano há duas semanas, sem perda da consciência, evoluindo com cefaleia importante há uma semana, refratária à medicação instituída e que há três dias iniciou com sonolência e discreto déficit motor unilateral, confirmado pelas manobras deficitárias e leve disfasia de expressão, deve ter como suspeita diagnóstica inicial:
As convulsões febris são uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes. Em relação às convulsões febris, assinale a alternativa incorreta.
Em pacientes grandes queimados, com lesões de espessura total, em que os anexos dérmicos estão destruídos, o tratamento recomendado é:
Os recém-nascidos adequados para idade gestacional (AIG) que apresentam hipoglicemia, icterícia prolongada com hiperbilirrubinemia direta devido à colestase e à hepatite de células gigantes e que no exame físico têm micropênis, criptorquidia e hipoplasia da bolsa escrotal têm como diagnóstico inicial: