Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Sebastião, 70 anos, está acamado há 3 meses por fratura de fêmur. Dá entrada no PS por dispneia súbita e dor pleurítica. ECG é normal. Rx de tórax é normal. Gasometria arterial demonstra hipoxemia. A principal hipótese diagnóstica é:

A
Úlcera gástrica perfurada
B
Pneumonia
C
Tromboembolismo pulmonar
D
Infarto agudo do miocárdio
E
Pneumotórax hipertensivo
Dentre os tumores benignos da pele de origem melanocítica, existe um caracterizado pelo acúmulo de células melanocíticas na união dermo-epidérmica-camada basal. Geralmente, apresenta-se como lesão plana e com maior potencial de transformação em melanoma. Como se denomina esse tumor?
Dentre os anestésicos inalatórios atualmente em uso no Brasil, o que tem o menor índice de metabolismo no organismo é o:
A taquipneia transitória do recém-nato está relacionada principalmente a:
Correlacione as alternativas abaixo relativamente à hipertensão arterial secundária. I-Hipertensão renovascular. II-Hiperaldosteronismo. III-Feocromocitoma. IV-Coarctação da aorta. V-Apneia do sono. A-avaliação dos pulsos arteriais periféricos. B-presença de sopro abdominal. C-sonolência diurna e obesidade. D-presença de hipocalemia. E- dosagem de catecolaminas.
Compartilhar