Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Seguindo as orientações da American Heart Association (Circulation 2005;112:IV-1-IV5), no que se refere ao tratamento emergencial de arritmias, é correto afirmar que:

A
Em casos de taquiarritmia instável, é comum que a frequência cardíaca esteja entre 100 e 150 bpm.
B
Em casos de fibrilação atrial sintomática, por um tempo igual ou maior que 48 horas, a conduta de escolha é a cardioversão imediata.
C
A adenosina está indicada para o tratamento de taquiarritmia com complexo largo.
D
Em casos de taquicardia supraventricular, a dose inicial de adenosina deve ser de 6 mg por via endovenosa.
E
Para todos os tipos de arritmias, a cardioversão deve ser iniciada com 360 J.
Qual das drogas abaixo, ao final da gestação, pode levar ao surgimento de kernicterus?
Sobre as hérnias inguinais na infância, é correto afirmar:
Uma paciente de 56 anos consulta com queixa de sangramento vaginal irregular, com último episódio há 20 dias. Estranhou o aparecimento dos sangramentos, num total de 4 episódios nos últimos 3 meses, pois acreditava estar na menopausa, por não apresentar menstruações há aproximadamente 7 anos. Relata episódios frequentes de fogachos e labilidade emocional. Apresenta antecedentes de miomatose uterina e cauterização de colo uterino por alteração anterior em sua citologia oncótica de Papanicolaou. Teve três gestações, todas com cesáreas, realizando laqueadura tubária após o último nascimento, há 20 anos. No exame ginecológico, detectou-se a presença de útero aumentado, irregular, com mobilidade normal, e ovários não palpáveis. Qual a conduta mais indicada no momento dessa consulta médica?
As principais ações de atendimento na Atenção Primária à Saúde são realizadas através dos 'Programas de Saúde'. Assinale a alternativa que corresponde ao objetivo desses programas.
Compartilhar