Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Segundo a Conferência do Congresso de Consenso Euro-Americana, além de hipoxemia, são critérios necessários para o diagnóstico da Síndrome de Desconforto Respirático Agudo (SDRA): I - presença de opacidades alveolares bilaterais na radiografia de tórax. II - afastar causas cardiogênicas de edema pulmonar. III - presença de pressão positiva no final da expiração maior que 10.

A
Todas as opções estão corretas.
B
Apenas as opções I e II estão corretas.
C
Apenas as opções II e III estão corretas.
D
Apenas as opções I e III estão corretas.
E
As opções I, II e III estão incorretas.
O diagnóstico precoce e a avaliação imediata do lactente com suspeita de atresia biliar são muito importantes para que o procedimento cirúrgico corretivo atinja taxa de sucesso elevada (90%). O nome da cirurgia e o momento de sua realização são, respectivamente:
Em relação ao glaucoma crônico de ângulo aberto, considere as seguintes assertivas: I. A visão central geralmente está preservada até estágios finais da doença. II. A hiperemia e a dor ocular são sintomas. III. A campimetria auxilia o diagnóstico. Está / Estão correta (s) a (s) afirmativa (s)
LHSV, 31 anos, masculino, pardo. Queixava-se a um mês de edema progressivo nos membros inferiores, associado à dor e limitação funcional. Vem fazendo uso de anti-inflamatório e diurético, porém evoluindo com intensificação do quadro álgico e comprometimento também de membros superiores, chegando a ter que retirar a aliança. Procurou Serviço de Urgência, sendo examinado: paciente lúcido, orientado no tempo e no espaço, normocorado e hidratado Tax: 37ºC; PA: 135x85 mmHg, Pulso radial: 92 bpm; Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações; exame do Abdome sem alterações. Infiltração cutânea na face e pavilhões auriculares (E>D); madarose. Edema (2+/4) com discreto eritema nos antebraços; edema/eritema nos dedos das mãos, com dor à palpação e mobilização ativa e passiva, nervos cubitais espessados (D>E), dolorosos à palpação. Edema depressível nas pernas e pés; nódulos e pápulas (de 3 a 1 cm), recobertos por pele normal, nas pernas. Hipoestesia nos antebraços e mãos e anestesia nas pernas. A etiologia do quadro neurológico deve ser:
A anorexia nervosa é caracterizada pela recusa do (a) paciente em manter a forma e o peso corporais minimamente normais e demonstra acometimentos, sobretudo em mulheres sadias. É CORRETO AFIRMAR que nesses (as) pacientes pode ocorrer qual dos seguintes achados: Referência: HARRISON - Medicina Interna. Editora Mc Graw Hill, 17ª Edição, 2008.
Compartilhar