Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Segundo critérios estabelecidos a partir da observação de inúmeros recém-nascidos (RN), a icterícia fisiológica, manifestação frequentemente observada no período neonatal, tem como características todas as abaixo apresentadas, EXCETO:

A
bilirrubina direta menor do que 10% dos valores da bilirrubina indireta.
B
início das manifestações clínicas após as 24 horas de vida.
C
pico da icterícia entre 3 e 5 dias de vida no RN de termo.
D
manifestação clínica de icterícia apenas com bilirrubina indireta igual ou superior a 5 mg%.
E
níveis de bilirrubina indireta no pico acima de 13 mg% no RN de termo.
Mulher, 45a, obesa, refere dor no pé há 4 meses com piora progressiva. No momento apresenta dificuldade para caminhar, principalmente no período da manhã quando acorda. Parou de fazer caminhadas devido à dor. Exame físico: dor à palpação da face medial do calcanhar. O DIAGNÓSTICO E A CONDUTA SÃO:
Homem, 63a, queixa-se de dificuldade para iniciar a micção, jato urinário fraco e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, há 1 ano. Exame físico: toque retal da próstata = aumento de volume (aproximadamente 40 g), consistência fibroelástica, sem nódulos. A CONDUTA É:
Durante o plantão você acompanha o atendimento de ressuscitação cardiopulmonar em lactente de 18 meses. Foi realizada intubação orotraqueal, iniciadas compressões sincronizadas torácicas e ventilação na proporção de 15:2 e administração de adrenalina intravenosa. EM RELAÇÃO À CONDUTA, VOCÊ:
ID: Mulher, 58 anos de idade, portadora de fibrilação atrial diagnosticada há dois anos, HMA: iniciou há 8 horas com dor, frialdade e cianose fixa no pé esquerdo. Nega história prévia de claudicação intermitente em membros inferiores (MMIIs). EF: não apresenta os pulsos distais palpáveis no MIE e o exame do MID encontra-se normal, com todos os pulsos palpáveis. INR= 1,8. A conduta imediata mais apropriada é:
Compartilhar