Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Segundo critérios estabelecidos a partir da observação de inúmeros recém-nascidos (RN), a icterícia fisiológica, manifestação frequentemente observada no período neonatal, tem como características todas as abaixo apresentadas, EXCETO:

A
bilirrubina direta menor do que 10% dos valores da bilirrubina indireta.
B
início das manifestações clínicas após as 24 horas de vida.
C
pico da icterícia entre 3 e 5 dias de vida no RN de termo.
D
manifestação clínica de icterícia apenas com bilirrubina indireta igual ou superior a 5 mg%.
E
níveis de bilirrubina indireta no pico acima de 13 mg% no RN de termo.
Enfermo de 45 anos relata que no último ano vem apresentando regurgitação de partículas de alimento ingerido vários dias antes. Sua esposa queixa-se que o hálito do paciente está com odor fétido e durante a história dirigida o mesmo relata que apresenta episódios ocasionais de disfagia. O diagnóstico mais provável é:
Alice, 23 anos, estudante de medicina, apresentou quadro de sudorese, dispneia, palpitações durante o acompanhamento de consultas ambulatórias em seu estágio na Unidade de Saúde da Família. Foi escutada e avaliada clinicamente por sua preceptora que não encontrou alterações no exame clínico. Alice não consome excessivamente cafeína, não faz uso de álcool e substâncias psicoativas. Posteriormente realizou exames bioquímicos necessários e ECG que não evidenciaram alterações. Alice relatou estar muito preocupada com provas. O transtorno do pânico é um diagnóstico provável para Alice. Baseando-se no caso acima e em seus conhecimentos assinale a alternativa errada:
Qual é o conteúdo de uma Hérnia de Littré?
Assinale a alternativa correta:
Compartilhar