Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Segundo dados do Ministério da Saúde, a prevalência de tuberculose no Brasil é de 58 casos por 100.000 habitantes, com aproximadamente 50 milhões de infectados e 6.000 óbitos ocorrendo anualmente. Com relação a essa doença, julgue o item que se segue. A prova tuberculínica (PPD) não deve ser realizada em indivíduos infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), devido ao elevado índice de complicações decorrentes desse teste nesse grupo de pessoas.

A
CERTO
B
ERRADO
Cláudio se formou em Medicina e foi trabalhar no interior do Ceará em uma equipe de saúde da família. O coordenador da unidade orientou Cláudio a atender 16 pacientes por turno. Francisco, 25 anos, pedreiro, procura atendimento com queixa de dor lombar há 2 dias. Sr. Francisco informava bem, estava tranquilo e em bom estado geral. O exame físico nada revelou de anormal. Dr. Cláudio solicitou um “perfil bioquímico” e tomografia computadorizada de coluna lombo-sacra. A solicitação de tais exames pode gerar, exceto:
Paciente interna na UTI com diagnóstico de hipertensão arterial de difícil controle. A necessidade de infusão de nitroprussiato de sódio leva o plantonista a inserir um cateter em veia subclávia direita por punção com a técnica de Seldinger. Após 10 minutos o paciente encontra-se em franca insuficiência respiratória com queda da saturação de O2 na oximetria de pulso, hipotensão arterial, taquicardia. A hipótese diagnóstica mais provável e o tratamento são:
No tratamento clínico inicial de um queimado, a manobra mais importante consiste em:
Escolar de 7 anos com quadro de tosse, febre ( 39ºc) há 4 dias. Procurou o serviço de emergência e ao Rx tórax foi evidenciado pneumonia com derrame pleural em terço inferior direito. Qual o agente etiológico mais provável?
Compartilhar