Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Pediatria Geral

Segundo o Código de Ética Médica e as legislações vigentes, é INCORRETO afirmar que:

A
Está vedado ao médico deixar de atestar atos executados no exercício profissional, quando solicitado pelo paciente, ou seu responsável legal.
B
No óbito fetal, se a gestação teve duração igual ou superior a 20 semanas, ou o feto pesou 500 gramas ou mais, ou estatura igual ou superior a 25 centímetros, deve-se emitir Declaração de Óbito (DO).
C
O médico assistente pode deixar de atestar óbito de paciente ao qual vinha prestando atendimento, mesmo que não haja indícios de morte violenta.
D
Nos serviços público e privado, as Secretarias Municipais de Saúde têm obrigação de fornecer ao médico, de forma gratuita, formulários de Declaração de Óbito (DO) em branco para uso privativo e exclusivo do profissional.
E
O ato médico de examinar e constatar o óbito poderá ser cobrado desde que se trate de paciente particular a quem o médico não vinha prestando assistência.
Sobre tontura e vertigem, é INCORRETO afirmar:
Paciente de 63 anos, tabagista, com hipertensão não controlada e histórico familiar de aneurisma, foi diagnosticada com aneurisma da aorta abdominal infrarrenal de 7,3 cm de diâmetro. Os exames de avaliação pré-operatória mostraram doença pulmonar obstrutiva crônica moderada e fração de ejeção de 53%: ecocardiograma de estresse com dipiridamol não revelou alterações significativas; e a avaliação da função renal indicou taxa de filtração glomerular de 70 ml/min/1,73 m². Em relação ao tratamento de aneurisma, assinale a assertiva CORRETA.
Um homem de 25 anos ficou paraplégico após ferimento por arma de fogo ao nível de T11 e passou a necessitar de sonda vesical para drenagem de urina. Qual das alternativas é indicada para reduzir o risco de desenvolver infecções urinárias sintomáticas?
Paciente, 43 anos de idade, há 1 dia com cólica lombar esquerda de forte intensidade, irradiando para fossa ilíaca esquerda, acompanhada de náuseas e vômitos. Há 12h com febre e queda do estado geral. Procura pronto-socorro onde realizou exames laboratoriais: leucograma mostrando 18.000 leucócitos e desvio à esquerda, proteína C reativa = 327 mg/dL, além de tomografia de abdômen e pelve, que mostrou cálculo ureter esquerdo, de 9 mm, com hidronefrose a montante e borramento da gordura perirrenal; rim com boa perfusão, sem sinais de abscesso. Qual deve ser a principal conduta, após iniciar antibioticoterapia de amplo espectro?
Compartilhar