Segundo o DATASUS, no Brasil o tromboembolismo pulmonar (TEP) é responsável por cerca de 20 mil óbitos, anualmente; quanto ao TEP, podemos afirmar que:
A
os principais mecanismos responsáveis pela trombose vascular são estase venosa, lesão endotelial e hipercoagulabilidade.
B
um teste negativo com D-dímero descarta por completo a possibilidade de TEP.
C
o anticoagulante oral inibe a síntese dos fatores de coagulação vitamina K dependente (II, III, IX e X).
D
todos os trombolíticos estão indicados no tratamento da fase aguda do TEP.
E
a heparinização só deve ser iniciada após a confirmação do TEP.
Outras questões
A.P.L. 30 anos, primigesta, realizou ultrassonografia na 12ª semana de gestação que evidenciou feto único com 2,8 mm de translucência nucal. Os seguintes exames propedêuticos poderiam contribuir no seguimento dessa gestação, EXCETO:
Qual dos seguintes tratamentos é mais apropriado para fenômeno de Raynaud severo com isquemia digital?
Paciente de 55 anos, masculino, hipertenso, diabético e tabagista. Procurou a emergência com dor precordial contínua por 60 minutos sem irradiação ou outros sintomas. Chegou ao pronto-socorro uma hora após o término da dor. A CKMB e troponina coletadas na chegada ao pronto-socorro encontravam-se normais. Eletrocardiograma com alterações da repolarização ventricular de V1 a V6. Marque a alternativa correta:
A sífilis congênita mantém-se como um importante problema de saúde pública: no Município de Fortaleza, apesar da subnotificação, aproximadamente 200 casos em média vêm sendo notificados nos anos de 2005 e 2006 (dados preliminares). Em relação à sífilis congênita, pode-se afirmar que: