Segundo o DATASUS, no Brasil o tromboembolismo pulmonar (TEP) é responsável por cerca de 20 mil óbitos, anualmente; quanto ao TEP, podemos afirmar que:
A
os principais mecanismos responsáveis pela trombose vascular são estase venosa, lesão endotelial e hipercoagulabilidade.
B
um teste negativo com D-dímero descarta por completo a possibilidade de TEP.
C
o anticoagulante oral inibe a síntese dos fatores de coagulação vitamina K dependente (II, III, IX e X).
D
todos os trombolíticos estão indicados no tratamento da fase aguda do TEP.
E
a heparinização só deve ser iniciada após a confirmação do TEP.
Outras questões
Com o maior controle locorregional do carcinoma epidermoide das vias aero-digestivas superiores, o surgimento de múltiplos tumores primários apresenta impacto na sobrevida dos doentes. Com relação a esse tópico, é INCORRETO afirmar:
Sr. João de 58 anos faz dosagem de antígeno prostático específico (PSA) e tem elevação progressiva na dosagem do antígeno. Procura o urologista que faz uma biópsia que foi positiva para câncer. Com relação ao câncer de próstata nesta situação podemos afirmar EXCETO:
Ricardo de 25 anos sofreu ferimento por arma branca na zona II da região cervical. Ao exame apresentava disfonia, enfisema subcutâneo e sangramento importante. Qual a conduta preconizada?
Ana Maria de 25 anos procura cirurgião com o resultado do anatomopatológico (AP) de uma lesão pigmentada da mão direita, retirada por biópsia excisional em outro serviço. O AP evidencia lesão pigmentada de 2,0 x 1,0 cm com melanoma maligno invadindo a derme papilar com Breslow de 0,75 cm e Clarck IV com margens de 1 cm livre. Qual deve ser a conduta?