Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Hematologia

Segundo o DATASUS, no Brasil o tromboembolismo pulmonar (TEP) é responsável por cerca de 20 mil óbitos, anualmente; quanto ao TEP, podemos afirmar que:

A
os principais mecanismos responsáveis pela trombose vascular são estase venosa, lesão endotelial e hipercoagulabilidade.
B
um teste negativo com D-dímero descarta por completo a possibilidade de TEP.
C
o anticoagulante oral inibe a síntese dos fatores de coagulação vitamina K dependente (II, III, IX e X).
D
todos os trombolíticos estão indicados no tratamento da fase aguda do TEP.
E
a heparinização só deve ser iniciada após a confirmação do TEP.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta a seguir. Qual é a manifestação mais comum do aneurisma poplíteo?
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta a seguir. Paciente feminina, 30 anos de idade, comerciante, admitida na emergência de hospital geral apresentando dor no peito, sensação de sufocamento, tontura, coração acelerado e tremores. Refere ser o segundo episódio neste mês, sem histórico de transtorno psiquiátrico. Após a exclusão de doenças orgânicas, qual o diagnóstico mais provável?
Criança de 7 anos é trazida ao ambulatório de cirurgia pediátrica com histórico de sinais flogísticos recorrentes em região cervical anterior. O exame físico encontra um nódulo de mais ou menos 1,7 cm de diâmetro em linha média, de consistência fibroelástica, caudal ao osso hióide. A mãe informa que a lesão “mexe pra cima e pra baixo quando a criança engole”. O diagnóstico mais provável é de:
São critérios diagnósticos para distúrbio autista, EXCETO:
Compartilhar