Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Hematologia

Segundo o DATASUS, no Brasil o tromboembolismo pulmonar (TEP) é responsável por cerca de 20 mil óbitos, anualmente; quanto ao TEP, podemos afirmar que:

A
os principais mecanismos responsáveis pela trombose vascular são estase venosa, lesão endotelial e hipercoagulabilidade.
B
um teste negativo com D-dímero descarta por completo a possibilidade de TEP.
C
o anticoagulante oral inibe a síntese dos fatores de coagulação vitamina K dependente (II, III, IX e X).
D
todos os trombolíticos estão indicados no tratamento da fase aguda do TEP.
E
a heparinização só deve ser iniciada após a confirmação do TEP.
A.P.L. 30 anos, primigesta, realizou ultras­sonografia na 12ª semana de gestação que evidenciou feto único com 2,8 mm de translucência nucal. Os seguintes exames propedêuticos poderiam contribuir no seguimento dessa gestação, EXCETO:
Qual dos seguintes tratamentos é mais apropriado para fenômeno de Raynaud severo com isquemia digital?
Paciente de 55 anos, masculino, hipertenso, diabético e tabagista. Procurou a emergência com dor precordial contínua por 60 minutos sem irradiação ou outros sintomas. Chegou ao pronto-socorro uma hora após o término da dor. A CKMB e troponina coletadas na chegada ao pronto-socorro encontravam-se normais. Eletrocardiograma com alterações da repolarização ventricular de V1 a V6. Marque a alternativa correta:
A sífilis congênita mantém-se como um importante problema de saúde pública: no Município de Fortaleza, apesar da subnotificação, aproximadamente 200 casos em média vêm sendo notificados nos anos de 2005 e 2006 (dados preliminares). Em relação à sífilis congênita, pode-se afirmar que:
Compartilhar