Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Segundo os critérios de elegibilidade da OMS para o uso do método anticoncepcional, a categoria 3, significa:

A
Não há risco para o seu uso
B
Os benefícios são geralmente maiores que os riscos teóricos comprovados
C
Os riscos teóricos comprovados geralmente são maiores que os benefícios
D
Risco inaceitável para a saúde
E
Não existem critérios, o melhor método é aquele que o médico escolhe
Baseie-se no texto a seguir para responder à questão: Um motociclista de 20 anos colide com um carro, sendo arremessado a cerca de sete metros. É feita a intubação orotraqueal no local. Na chegada ao pronto-socorro, a cânula de intubação está bem posicionada e fixada. Nota-se crepitação à palpação dos arcos costais do terço médio do hemitórax esquerdo, havendo diminuição do murmúrio vesicular em terço médio e inferior de ambos hemitórax. PA: 170 × 110 mmHg; P = 140 bpm (em membros superiores); Glasgow: 5; FAST (Focused Assessment with Sonography in Trauma): negativo. Pelve: estável. Membros inferiores sem pulsos arteriais palpáveis. Sem fraturas de extremidades. Principal achado nos exames de imagem que deve chamar a atenção para o diagnóstico suspeitado:
Lactente de dois meses de idade, sexo masculino, foi internado pela primeira vez, com história de febre baixa, queixa de tosse seca persistente, taquipneia, raros episódios de sibilância, com antecedentes de parto vaginal e conjuntivite no período neonatal. Ao exame físico apresenta bom estado geral, ausência de tiragem inter ou subcostal, com subcrepitantes e alguma crepitação fina em ambas as bases pulmonares. Qual o provável agente etiológico do quadro pulmonar descrito?
Leia o caso clínico abaixo e responda. Dá entrada no setor de emergência, trazido por unidade móvel do Corpo de Bombeiros, um rapaz que sofreu acidente automobilístico. Ele era o carona, o carro foi atingido à esquerda e o motorista faleceu no local. Tem 30 anos e está alcoolizado. Foi utilizada a sequência de atendimento inicial ao politraumatizado, com infusão em bolus de 2.000 ml de Ringer lactato. Está sonolento e apresenta escoriações no flanco, distensão abdominal e dispneia. Sua PA é de 70 x 40 mmHg. FC = 130 bpm, FR = 34 ipm. A melhor conduta a realizar, neste caso, é:
Há 48 horas, pré-escolar de quatro anos apresenta febre alta, tosse produtiva, recusa alimentar e taquipneia. Apresenta infecção pelo HIV adquirido pela transmissão vertical e usa regularmente as medicações antirretrovirais. Ao exame, há diminuição do murmúrio vesicular e estertores crepitantes nos dois terços inferiores do hemitórax direito. A radiografia de tórax mostra condensação e derrame pleural pequeno. Baseado na principal hipótese diagnóstica, a conduta recomendada é:
Compartilhar