Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Nefrologia

Selecione a alternativa em que a dosagem da troponina I seria conclusiva para a lesão miocárdica decorrente de isquemia miocárdica nas primeiras 12 horas após o início do quadro clínico. Assuma, em todas as situações, que a troponina não foi dosada previamente:

A
Sexo feminino, 56 anos, com dor precordial ventilatório dependente há 2 dias, portadora de insuficiência renal crônica em decorrência de nefropatia hipertensiva, com hipertrofia ventricular esquerda ao ECG.
B
Sexo masculino, 65 anos, com dor precordial típica há uma hora e supra segmento ST em derivações antero-septais (V1 e V3).
C
Sexo feminino, 60 anos, com dor precordial recorrente após infarto agudo do miocárdio ocorrido há 2 dias.
D
Sexo masculino, 48 anos, diabético, sem alterações eletrocardiográficas, com epigastralgia incaracterística.
E
Sexo feminino, 70 anos, submetida à cirurgia de revascularização miocárdica (2 pontes de safena) há 1 dia, com dor precordial de leve intensidade há cinco horas e sem alterações eletrocardiográficas.
Sobre a higienização das mãos, pode-se afirmar: I. Deve ser realizada antes e após qualquer contato com o paciente e precisa ser realizada entre a manipulação de diferentes sítios no mesmo paciente. / II. Não é necessária quando forem usadas luvas e pode ser feita lavagem com água e sabonete ou aplicação de álcool-gel, sendo este último menos eficaz. / III. Remove tanto a microbiota transitória quanto a microbiota residente das mãos e a lavagem das mãos com água e sabão utilizando a técnica correta leva menos de 1 minuto. / IV. Requer obrigatoriamente a retirada de aneis e relógios e o álcool-gel substitui a lavagem das mãos em praticamente todas as situações. Estão CORRETAS:
Qual a MELHOR escolha, entre as drogas abaixo, para tratamento de paciente do sexo masculino, de 70 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca (classe funcional III) e insuficiência renal crônica não dialítica (clearance de creatinina = 35 ml/min), que tem glicemias de jejum acima de 200 mg/dl, em três ocasiões distintas, já com dieta para diabético?
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a nevralgia facial do nervo trigêmeo:
A síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA) envolve acometimento do sistema imune, em especial dos linfócitos CD4+. Com respeito à SIDA é CORRETO afirmar:
Compartilhar