Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Nefrologia

Selecione a alternativa em que a dosagem da troponina I seria conclusiva para a lesão miocárdica decorrente de isquemia miocárdica nas primeiras 12 horas após o início do quadro clínico. Assuma, em todas as situações, que a troponina não foi dosada previamente:

A
Sexo feminino, 56 anos, com dor precordial ventilatório dependente há 2 dias, portadora de insuficiência renal crônica em decorrência de nefropatia hipertensiva, com hipertrofia ventricular esquerda ao ECG.
B
Sexo masculino, 65 anos, com dor precordial típica há uma hora e supra segmento ST em derivações antero-septais (V1 e V3).
C
Sexo feminino, 60 anos, com dor precordial recorrente após infarto agudo do miocárdio ocorrido há 2 dias.
D
Sexo masculino, 48 anos, diabético, sem alterações eletrocardiográficas, com epigastralgia incaracterística.
E
Sexo feminino, 70 anos, submetida à cirurgia de revascularização miocárdica (2 pontes de safena) há 1 dia, com dor precordial de leve intensidade há cinco horas e sem alterações eletrocardiográficas.
Várias campanhas de prevenção à cegueira têm sido implementadas no Brasil. A retinopatia da prematuridade está entre uma das causas importantes de cegueira em nosso país. Nesta abordagem de prevenção, o teste do reflexo vermelho também tem sido empregado pelas pediatras. Responda esta questão baseado nos métodos de prevenção das doenças oculares do recém-nascido. Considere as seguintes afirmativas: I – O primeiro exame ocular deve ser feito em recém-nascido prematuro nos primeiros dias de vida.II – A incidência de retinopatia da prematuridade é maior quanto maior for a idade gestacional do recém-nascido.III – O reflexo vermelho alterado indica alteração de córnea ou retina. Quais estão corretas?
O efeito do anestésico local está diminuído na presença de:
Agente mais comum causador de pneumonia em crianças de sete anos de idade:
Adenocarcinoma ductal compreende 80 a 90% das neoplasias de pâncreas. O câncer de corpo e cauda apresenta início insidioso e geralmente é diagnosticado em fase avançada e incurável. A manifestação clínica MAIS FREQUENTE é?
Compartilhar