Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Sem resposta satisfatória a diferentes dietas, e limitada até para locomover-se no próprio quarto, uma obesa mórbida estava em preparo pré-operatório de cirurgia bariátrica com by-pass gástrico. Os conhecimentos mais recentes sugerem que, na ressecção parcial do estômago, um dos fatores responsáveis pela perda de apetite e pela redução ponderal se vincula à menor produção do hormônio:

Segundo dados do Ministério da Saúde, a prevalência de tuberculose no Brasil é de 58 casos por 100.000 habitantes, com aproximadamente 50 milhões de infectados e 6.000 óbitos ocorrendo anualmente. Com relação a essa doença, julgue o item que se segue. A prova tuberculínica (PPD) não deve ser realizada em indivíduos infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), devido ao elevado índice de complicações decorrentes desse teste nesse grupo de pessoas.
Os marcadores tumorais abaixo relacionados são importantes para o seguimento do câncer de ovário, cólon e pâncreas, RESPECTIVAMENTE:
Considere as seguintes alterações clínicas relacionadas com a desnutrição proteico-energética grave e marque a letra onde estão as características do marasmo na criança. I. hepatomegalia acentuada; II. atrofia muscular; III. edema de membros inferiores; IV. ausência de gordura subcutânea.
Com relação à reanimação neonatal, assinale a opção INCORRETA:
Compartilhar