Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Sérgio, de 45 anos, com icterícia e prurido procura serviço médico e é realizado uma colangiopancreatografia retrógrada cujo achado foi de um tumor de Klatskin, tipo IIIA de Bismuth. Com relação a sua localização no hepatocolédoco, o tumor:

A
Estende para o interior dos ductos intra-hepáticos secundários esquerdo.
B
Estende para o interior dos ductos intra-hepáticos secundários direito.
C
Envolve a bifurcação sem comprometimento de ductos intra-hepáticos secundários.
D
Confinados ao ducto hepático comum.
Um paciente de 75 anos de idade tabagista de 50 maços por ano informa apresentar tosse matinal desde os 50 anos de idade. Passados 10 anos, começou a sentir a associação de dispneia aos esforços moderados e gripes frequentes. Tais sintomas intensificaram-se em uma frequência de pelos menos 4 meses ao longo do ano. Resolveu-se buscar assistência médica a partir do momento em que notou grande dificuldade para barbear-se e tomar banho sozinho. O exame físico revelou redução global do murmúrio vesicular. A radiografia de tórax mostrou retificação da cúpula diafragmática. Com a realização da espirometria, identificou-se capacidade vital forçada (CVF) a 60% do previsto, com VEFL a 30% do previsto e índice de Tiffenau com valor de 50% sem resposta ao uso do broncodilatador. Com referência ao quadro clínico acima, julgue o item que se segue. O grau de comprometimento da doença pode ser classificado como moderado, pois ainda não há evidências de cor pulmonale nem a necessidade do uso do oxigênio suplementar.
Uma paciente de 48 anos, praticante de jiu-jitsu, comparece à consulta em caráter de emergência, queixando-se de quadro de vertigem. Segundo informa, suas crises têm ocorrido de forma intermitente nos últimos meses, sempre associadas a movimentos bruscos enquanto ela se encontra deitada na cama. A realização da manobra de Dix-Hallpike evoca a instalação de nistagmo horizontal com componente rápido para a direita, além de náuseas. A paciente não apresenta qualquer comprometimento auditivo. A melhor conduta para a paciente é:
Qual autoanticorpo tem maior frequência nos casos de Lúpus eritematoso sistêmico?
Assinale os dois parâmetros principais para avaliar a gravidade na hepatite alcoólica:
Compartilhar