Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Servílio, de 25 anos, 65 kg, sofreu ação de água fervente de caldeira industrial em cabeça, pescoço, metade superior de cada face do tronco e de cada membro superior há uma hora. As lesões aparentavam profundidades de segundo e terceiro grau. Assinale a alternativa CORRETA:

A
Certamente houve lesão de trato respiratório inferior.
B
Há necessidade de se colocar sonda orotraqueal.
C
A porcentagem de superfície queimada foi de 36%.
D
A porcentagem de superfície queimada foi de 15%.
Recém-nascido a termo com seis horas de vida, com provável encefalopatia hipóxico-isquêmica, decorrente de asfixia neonatal, apresenta episódios subintrantes de crises convulsivas clônicas multifocais. Para o tratamento inicial dessa condição, deve-se iniciar a seguinte droga:
A cardiopatia congênita mais frequentemente associada à Síndrome de Down:
Juliana, 36 anos, estudante de direito da UFMS, com diagnóstico prévio de colelitíase ao ultrassom abdominal. Dá entrada ao P.S. com dor epigástrica de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. O plantonista solicitou amilase sérica que se mostrou 656 mg/dl (valor de referência: 20-104 mg/dl). Dos seguintes Critérios de Hanson, o único que não demonstra pior prognóstico à admissão é:
Uma menina nasceu por cesariana de mãe com 34 anos de idade, cuja gravidez foi complicada pela hipertensão e pela frequência cardíaca fetal anormal ao monitoramento. Ela nasceu envolta por mecônio, flácida, com apneia e bradicardia. Qual das opções a seguir representa o melhor primeiro passo na reanimação dessa criança?
Compartilhar