Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Servílio, de 25 anos, 65 kg, sofreu ação de água fervente de caldeira industrial em cabeça, pescoço, metade superior de cada face do tronco e de cada membro superior há uma hora. As lesões aparentavam profundidades de segundo e terceiro grau. Assinale a alternativa CORRETA:

A
Certamente houve lesão de trato respiratório inferior.
B
Há necessidade de se colocar sonda orotraqueal.
C
A porcentagem de superfície queimada foi de 36%.
D
A porcentagem de superfície queimada foi de 15%.
No tratamento clínico inicial de um queimado, a manobra mais importante consiste em:
Escolar de 7 anos com quadro de tosse, febre ( 39ºc) há 4 dias. Procurou o serviço de emergência e ao Rx tórax foi evidenciado pneumonia com derrame pleural em terço inferior direito. Qual o agente etiológico mais provável?
Paciente, sexo feminino, 36 anos de idade, grávida de oito meses, vítima de acidente automobilístico há um hora (colisão frontal), trazida à sala de emergência pelo SAMU, encontrando-se acordada, porém desorientada, em ventilação espontânea, eupneica, com movimentação espontânea dos membros, fásica, com discurso desconexo e abertura ocular espontânea. Referia dor em hemitórax direito. Na ocasião do acidente, seu marido dirigia o carro e faleceu na colisão. Ao exame físico, mostrava-se descorada ++/ IV. Pulso: 120 bpm, filiforme. Pressão arterial: 100X60 mmHg. Presença de dor à palpação da parede torácica anteroIateral direita, com crepitação e se evidenciando grande equimose local. Restante do exame físico era normal. Em relação à condução desse caso, é correto afirmar:
Escolar de 7 anos é levado ao Posto de Saúde por sua tia porque ela detectou que o menino tinha dificuldade de alfabetização. A avaliação clínica e laboratorial básica inicial não mostrou anormalidades. O neuropediatra não detectou qualquer sinal de doença neurológica. O EEG foi normal. Qual das alternativas abaixo apresenta o próximo passo mais adequado?
Compartilhar