Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Servílio, de 25 anos, 65 kg, sofreu ação de água fervente de caldeira industrial em cabeça, pescoço, metade superior de cada face do tronco e de cada membro superior há uma hora. As lesões aparentavam profundidades de segundo e terceiro grau. Assinale a alternativa CORRETA:

A
Certamente houve lesão de trato respiratório inferior.
B
Há necessidade de se colocar sonda orotraqueal.
C
A porcentagem de superfície queimada foi de 36%.
D
A porcentagem de superfície queimada foi de 15%.
Uma paciente do sexo feminino, 70 anos, foi atendida com quadro de dor constante em hipocôndrio direito há 8 horas. O exame físico revelou dor à palpação com defesa em hipocôndrio direito. Temperatura = 37º C; FC = 96. Ultrassonografia evidenciou uma vesícula biliar distendida com um cálculo de 2 cm no infundíbulo e hepatocolédoco de 8 mm. O PROVÁVEL diagnóstico e a conduta mais adequada são:
Adenocarcinoma ductal compreende 80 a 90% das neoplasias de pâncreas. O câncer de corpo e cauda apresenta início insidioso e geralmente é diagnosticado em fase avançada e incurável. A manifestação clínica MAIS FREQUENTE é?
Paciente de 70 anos, sexo feminino, tabagista e diabética, com história de claudicação intermitente em Membro Inferior Esquerdo (MIE) para menos de 1.000 metros. Há 12 horas, com dor contínua em MIE, diminuição de temperatura local, palidez e dor. Apresenta pulso femoral presente e ausência dos demais pulsos distais bilateralmente. O exame cardiológico é normal, dextro 135. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Homem portador de câncer de próstata com metástase óssea disseminada procura serviço de pronto atendimento com quadro de dor óssea de forte intensidade, difusa. Seu médico já receitou uso contínuo de paracetamol e de anti-inflamatório não hormonal (AINH), com persistência da dor, apesar das medicações. A conduta deve ser:
Compartilhar