Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Seu José, 74 anos, tabagista, 60 Kg, com hipertensão arterial há 4 anos e claudicação intermitente há 11 meses. Usava sinvastatina para hipercolesterolemia, atenolol e hidroclorotiazida, porém a pressão arterial mantinha-se em 190/115 mmHg, com creatinina sérica de 1,5 mg/dL. Foi introduzido captopril 75 mg/dia, sem ser conseguido o controle da pressão arterial. Portanto, foi aumentada a dose de captopril para 150 mg/dia. Após 10 dias, retorna para reavaliação com PA = 138/80 mmHg, FC = 96 bpm, com a presença de frêmito epigástrico, sem dor abdominal. Não apresentava edema em membros inferiores, nem alteração da cor dos pés. Pulsos poplíteos normais e pediosos diminuídos. Exames: ureia = 90,0 mg/dL; creatinina sérica = 3,6 mg/dL; K = 5,6 mEq/L; EAS = densidade 1018, traços de proteínas, sem sangue, exame do sedimento normal. A primeira conduta mais adequada para esse paciente é:

A
deixar o paciente em observação com soro fisiológico intravenoso.
B
manter a medicação em uso e orientar dieta hipossódica e abandono do tabagismo.
C
suspender o captopril, solicitar novamente potássio e a creatinina sérica e encaminhar para nefrologista.
D
reduzir a dose de captopril para 75 mg/dia e dosar o potássio e a creatinina sérica e encaminhar para nefrologista.
Qual a variação de frequência do ritmo alfa internacionalmente aceita?
Paciente feminina, de 37 anos de idade, obesa, apresenta quadro de cefaleia diária, com piora matinal por 1 ano. Ela refere episódios transitórios de obscurecimento visual em ambos os olhos e queixa-se também de tinido. O exame neurológico demonstra apenas papiledema bilateral. Qual o provável diagnóstico?
Em um paciente com epilepsia do lobo temporal, a atividade epileptiforme intercrítica costuma ser máxima em qual par de eletrodos?
Em relação aos casos de parkinsonismo secundário, induzido por drogas, assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar