Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Severino, 12 anos, foi picado por uma aranha de pequeno tamanho. Inicialmente, o quadro passou despercebido, pois o acidente por esse animal é pouco doloroso. A lesão (picada) evoluiu com uma bolha, extensa ulceração e necrose. O paciente apresentou mal-estar, icterícia e urina escura. Qual a PROVÁVEL aranha envolvida nesse caso?

A
Loxosceles (aranha marrom)
B
Phoneutria (aranha armadeira)
C
Caranguejeira
D
Latrodectus sp (viúva-negra)
Adolescente de 15 anos, sexo feminino, procura ambulatório com história de ter sido vítima de abuso sexual há 48 horas. Houve intercurso anal e vaginal, sem a utilização de preservativo pelo agressor. A mãe não sabe da caderneta de vacinação e não lembra a data da última vacina. Exames complementares revelam: Anti HAV IgG reagente e IgM não reagente. HbsAg não reagente e antiHBs reagente com baixa titulação.Qual a conduta mais apropriada para profilaxia antiretrovíral e hepatites?
O diagnóstico precose do câncer infantil está diretamente relacionado ao prognóstico do paciente. Logo, o alto nível de suspeição deve estar presente na consulta pediátrica afim de detectar determinados sinais e sintomas que promovam o reconhecimento mais rápido desta enfermidade. São sinais e sintomas que em conjunto alertam para o diagnóstico de câncer na criança ou adolescente, exceto:
Recém-nascido com 33 semanas de idade gestacional, com peso de nascimento de 1440g, evolui com insuficiência respiratória, imediatamente após parto cesariana por doença hipertensiva específica da gestação. Gestante recebeu betametasona 24 horas antes do parto. O neonato apresentou gemência, tiragem intercostal, taquipnéia e cianose central. Qual o provável diagnóstico da doença do neonato?
Paciente do sexo masculino, 42 anos, compareceu ao ambulatório de dermatologia com queixa de dor e calor na perna direita. Ao exame dermatológico, apresentava comprometimento de extensa área no membro inferior direito que se encontrava edemaciado, eritematoso e quente. Além disso, apresentava tinha interdigital entre o terceiro e quarto pododáctilo e linfadenomegalia inguinal à direita. O quadro cutâneo estava associado a sintomas gerais de febre (39°C) e calafrios.De acordo com o caso clínico descrito, marque a alternativa incorreta:
Compartilhar