Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Severino de 34 anos, foi vítima de ferimento abdominal por arma de fogo no quadrante superior direito há 3 meses. Há 6 dias iniciou com melena e hoje apresentou um episódio de hematêmese, quando então procura o pronto-socorro. Ao exame constata-se uma icterícia ++/4. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?

A
Hemobilia.
B
Abcesso hepático.
C
Hematoma duodenal.
D
Úlcera duodenal.
Em relação a oclusão arterial aguda das extremidades, marque a questão errada:
Paciente de 55 anos, feminino, relata para o médico da Unidade de Saúde da área de abrangência de sua residência que há mais de 02 meses tem apresentado crises de vertigem rotatória de curta duração e forte intensidade, desencadeados a partir de movimentos rápidos da cabeça. Apresenta receitas do serviço de pronto atendimento com prescrições de bloqueadores de canal de cálcio, antieméticos e ansiolíticos, com a queixa de recorrência das crises mesmo com o uso dos medicamentos. Ao realizar a manobra de Dix-Hallpike (promoção de brusco e rápido movimento de deitar da cabeça), o médico de família estabelece o diagnóstico de:
Dados disponíveis mostram que a sífilis congênita continua sendo um grande problema de saúde pública, no Brasil é de notificação obrigatória desde 1986. A sífilis congênita pode ser transmitida ao concepto em qualquer fase da gravidez. Pode ser classificada conforme a idade de apresentação clínica em precoce e tardia. Podemos afirmar que as manifestações clínicas mais frequentes encontradas na forma tardia são:
Criança de 8 anos vem acompanhada pelos pais para avaliação. Tanto os pais quanto professor da escola relata que o mesmo é desatento, hiperativo e impulsivo. Quanto ao quadro acima referido é correto afirmar:
Compartilhar