Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Severino de 34 anos, foi vítima de ferimento abdominal por arma de fogo no quadrante superior direito há 3 meses. Há 6 dias iniciou com melena e hoje apresentou um episódio de hematêmese, quando então procura o pronto-socorro. Ao exame constata-se uma icterícia ++/4. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?

A
Hemobilia.
B
Abcesso hepático.
C
Hematoma duodenal.
D
Úlcera duodenal.
Homem 25 anos, trabalhador braçal, vem aos seus cuidados médicos e relata ser portador de comportamento aberrante, o qual você diagnosticou como “parafílico”. Descreve o paciente, que quando em locais com grande concentração de pessoas ou veículos de transporte coletivo, sente prazer em atritar seus genitais contra o corpo de uma mulher, mesmo sem seu consentimento e ainda que lhe cause constrangimento. Relata ainda, que ao fazê-lo, ele fantasia um relacionamento exclusivo e carinhoso com a vítima. O enquadramento acima descrito é compatível com qual das parafilias abaixo citadas ?
Com relação à febre reumática pode-se afirmar que: (Referência: MOSS E ADAMS: Doenças do Coração na Criança e no Adolescente - 2000)
Com o objetivo de triar indivíduos que possam ter problemas relacionados ao consumo de álcool, vários instrumentos foram desenvolvidos. Um dos mais utilizados, validado no Brasil, utiliza 4 perguntas: duas ou mais respostas positivas indicam uso abusivo de álcool. Qual das perguntas abaixo não faz parte desse instrumento?
Sobre as queimaduras decorrentes de eletricidade, é correto afirmar que:
Compartilhar