Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Severino de 34 anos, foi vítima de ferimento abdominal por arma de fogo no quadrante superior direito há 3 meses. Há 6 dias iniciou com melena e hoje apresentou um episódio de hematêmese, quando então procura o pronto-socorro. Ao exame constata-se uma icterícia ++/4. Qual o exame de escolha para confirmar o diagnóstico?

A
Arteriografia seletiva.
B
Tomografia computadorizada de abdome.
C
Colangioressonância.
D
Ultrassonografia bidimensional.
Em relação aos cuidados pós-operatórios de um paciente submetido à Revascularização do Miocárdio: 1 - as causas mais comuns de baixo débito cardíaco são isquemia miocárdica, hipovolemia, alterações do ritmo e frequência cardíaca, disfunção miocárdica e tamponamento cardíaco. 2 - Uma diminuição da contração atrial de até 25% não influencia no débito cardíaco. 3 - O balão de contrapulsação aórtica está indicado quando os pacientes demonstram uma profunda disfunção miocárdica e que não respondem ao tratamento com drogas vasoativas. 4 - Quando existe tamponamento cardíaco a radiografia demonstra alargamento importante do mediastino associado aos sinais de baixo débito cardíaco. Assinale a resposta correta.
O acompanhamento dos parâmetros antropométricos na infância deve ser feito rotineiramente nas consultas pediátricas. Das alternativas abaixo assinale a correta:
Um jovem de 22 anos sofre um ferimento abdominal por arma de fogo. É encaminhado ao hospital onde é operado. Na cirurgia é encontrada apenas lesão no intestino delgado e a opção é por ressecá-la e fazer a anastomose primária. O paciente evolui bem até o sétimo dia pós-operatório, quando é notada saída de secreção entérica pela incisão cirúrgica. O débito é de 300 ml/dia e não há comprometimento abdominal, estando a fístula bloqueada. Qual a conduta adequada?
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de choque caracterizado por pressão venosa central elevada, débito cardíaco diminuido e resistência vascular sistêmica elevada:
Compartilhar