Sexo masculino, 8 anos e 10 meses, com diagnóstico de asma. Apresenta crises de falta de ar e chiado quase semanalmente, com limitação das atividades durante as exacerbações. Refere que eventualmente, cerca de uma vez ao mês, apresenta despertares noturnos com tosse e chiado. Faz uso de beta- 2 inalatório nas crises com alívio completo dos sintomas. Nega internações. Como é classificada a asma desse paciente? Qual terapêutica deve ser instituída nas crises e para manutenção?
A
Asma intermitente. Utilizar beta- 2 agonista de curta duração por via inalatória nas crises. Não há necessidade de terapia de manutenção.
B
Asma persistente leve. Utilizar beta-2 agonista de curta duração por via inalatória nas crises e corticóide inalatório em dose baixa como terapia de manutenção.
C
Asma persistente moderada. Utilizar teofilina e corticoide por via oral nas crises. Como terapia de manutenção deve ser utilizado corticoide inalatório em altas doses.
D
Asma intermitente. Utilizar beta- 2 de longa duração por via inalatória e corticoide por via oral nas crises e antileucotrieno como terapia de manutenção.
E
Asma persistente grave. Utilizar beta- 2 de longa duração por via inalatória e corticoide por via oral nas crises. Como terapia de manutenção está indicado altas doses de corticoie inalatório, beta- 2 de curta duração por via inalatória e antileucotrieno por via oral.
Outras questões
Uma mulher, de 22 anos, é admitida no hospital devido à anestesia da mão direita que se desenvolveu, após uma discussão com seu irmão. Ela está bem disposta e parece despreocupada quanto ao seu problema. Não há história de trauma físico. O exame neurológico é negativo pela sensibilidade a dor diminuída em uma distribuição de luva sobre a mão direita. Sua família inteira está presente e expressando grande preocupação e atenção. Ela ignora seu irmão e parece alheia ao ciúme e a rivalidade crônicos descritos por sua família. O diagnóstico mais provável é:
A anomalia cardíaca mais frequente em recém-nascidos que apresentam a Síndrome Alcoólica Fetal é:
Um lactente de 5 meses de idade vem à consulta porque naquela última semana os pais vinham observando movimentos diferentes, caracterizados por sequências de cerca de dez flexões bruscas dos quatro membros e tronco. Estes episódios ocorriam especialmente ao despertar. Apresentava atraso no desenvolvimento pessoal-social, o contato visual era pobre. Vinha começando a levar as mãos aos objetos, mas parecia ter perdido esta capacidade naqueles últimos dias. Ao exame, apresentava em tronco e membros várias manchas hipocrômicas de 0,5 a 2 cm de diâmetro, bordos bem definidos e irregulares. Assinale a alternativa que apresenta a MELHOR HIPÓTESE para o diagnóstico.
A tríade clássica dos pacientes que se apresentam com ruptura de aneurisma da aorta abdominal é: