Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Sexo masculino, 8 anos e 10 meses, com diagnóstico de asma. Apresenta crises de falta de ar e chiado quase semanalmente, com limitação das atividades durante as exacerbações. Refere que eventualmente, cerca de uma vez ao mês, apresenta despertares noturnos com tosse e chiado. Faz uso de beta- 2 inalatório nas crises com alívio completo dos sintomas. Nega internações. Como é classificada a asma desse paciente? Qual terapêutica deve ser instituída nas crises e para manutenção?

A
Asma intermitente. Utilizar beta- 2 agonista de curta duração por via inalatória nas crises. Não há necessidade de terapia de manutenção.
B
Asma persistente leve. Utilizar beta-2 agonista de curta duração por via inalatória nas crises e corticóide inalatório em dose baixa como terapia de manutenção.
C
Asma persistente moderada. Utilizar teofilina e corticoide por via oral nas crises. Como terapia de manutenção deve ser utilizado corticoide inalatório em altas doses.
D
Asma intermitente. Utilizar beta- 2 de longa duração por via inalatória e corticoide por via oral nas crises e antileucotrieno como terapia de manutenção.
E
Asma persistente grave. Utilizar beta- 2 de longa duração por via inalatória e corticoide por via oral nas crises. Como terapia de manutenção está indicado altas doses de corticoie inalatório, beta- 2 de curta duração por via inalatória e antileucotrieno por via oral.
Os higromas císticos são mais comumente encontrados:
No tratamento das fístulas anais, pode-se afirmar que:
Paciente de 28 anos, vítima de acidente de trânsito. Após se submeter à laparotomia exploradora e toracotomia direita, é admitido na UTI, intubado, em ventilação mecânica, com dreno pleural à direita e ainda com colar cervical, já que não houve tempo hábil para avaliação neurológica. Está em venóclise periférica, mas necessita de acesso venoso central para administração de drogas vasoativas e aferição da pressão venosa central. Qual seria o acesso mais conveniente para o cateterismo venoso central?
Recém-nascido a termo, de parto vaginal, PN = 3000 g, com líquido amniótico com mecônio espesso e em apneia. Após a colocação do recém-nascido sob fonte de calor radiante, a sequência inicial mais adequada para atendimento será:
Compartilhar