Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Sinal de Gottron significa:

A
Lesões características do Lúpus Eritematoso Cutâneo, encontradas na face, couro cabeludo ou parte externa das orelhas, caracterizado por pápulas ou placas eritematosas com descamação espessa.
B
Pápulas eritematosas achatadas sobre os “nós” dos dedos das mãos, encontradas frequentemente na dermatomiosite.
C
Sinal característico da esclerodermia com edema e sem cacifo; atinge a extremidade distal dos dedos.
D
Esclerose de pele com hipopigmentação central e borda eritematosa, fazendo parte do quadro clínico da morfeia.
E
Reação adversa a determinados fármacos, com comprometimento de mucosas.
Sobre as características da doença pulmonar obstrutiva crônica, assinale a assertiva incorreta:
Qual o melhor momento para pacientes portadores de criptorquidia serem submetidos a tratamento cirúrgico?
Mulher de 58 anos, portadora de tireoidite de hashimoto, em uso de 100 µg de levotiroxina ao dia, consultou por vir apresentando sonolência excessiva, fadiga e diminuição do apetite há cerca de 3 meses. Relatou sentir-se desamparada e triste, tendo abandonado as aulas de pintura das quais gostava muito. Trouxe resultados de exames recentes: TSH de 0,89 mUI/I (valor de referência (VR): 0,3-5 mUI/I) e T4 livre de 0,9 ng/dl (VR: 0,7-2 ng/dl). Com base no quadro, assinale a assertiva CORRETA.
Uma mulher de 28 anos de idade procurou o ambulatório de clínica médica, relatando que há um mês vem apresentando fadiga e fraqueza. Seu exame clínico estava nos limites normais. Nos exames laboratoriais realizados destacaram-se: cálcio sérico ionizado de 8,2 mg/dL (valores de referência: entre 4,6 mg/dL e 5,0 mg/dL); paratormônio = 96 pg/mL (valores de referência: entre 11 pg/mL e 54 pg/mL) e albumina sérica normal. Com base nesses dados, julgue o item a seguir. Nessa paciente, deve ser possível provocar facilmente a flexão do punho, a extensão das articulações interfalangianas e a adução do polegar pela manutenção da insuflação do manguito de um esfigmomanômetro (colocado no braço homolateral) e mantido cerca de 10 mmHg acima da pressão arterial diastólica, por cerca de 3 a 10 minutos.
Compartilhar