Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Nefrologia

Reumatologia

Síndrome metabólica que acompanha a obesidade mórbida consiste:

A
Hipertensão arterial, hiperuricemia, hiperlipemia
B
Diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia e hipertensão arterial
C
Hiperlipemia, hipotireoidismo, diabetes tipo 1, hipertensão arterial
D
Hipertensão arterial renovascular, resistência insulínica e aumento do Colesterol
E
Hipercolesterolemia, Hipertrigliceridemia, Resistência insulínica e aumento de catabólitos do metabolismo de lipídios.
As crises convulsivas febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes, cerca de 5% das crianças apresentam crises febris, sendo classificadas como típicas e atípicas. Qual alternativa apresenta uma característica das crises atípicas?
Rosa parecia cada vez pior, a morte do seu filho Mateus foi desoladora. Apesar de estar tentando cuidar melhor das crianças, a cada ida ao posto, sua tristeza fica mais aparente. Em uma das vezes que trouxe Ronaldinho, Rosa não aguenta e começa a chorar. Dr. Armando então, percebe que é hora de avaliar melhor a situação. Ao longo da conversa, Rosa explicita suas dificuldades e confessa: "Antes de ontem, comprei um pouco de chumbinho (veneno de rato, altamente tóxico). Mandei os meninos para casa da vizinha e já olhei um lugar mais afastado, perto do açude para que ninguém me visse. Doutor, eu moro só com os meninos [...] não existe ninguém por mim [...] Não vejo a hora disso acabar [...]". Baseado no relato acima, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica e conduta mais adequada:
Luizinho é uma criança normal, foi à consulta de puericultura, sendo observadas as seguintes habilidades: a) anda com apoio; b) emite uma a duas palavras com significado; c) bate palmas; d) acena “tchau”; e) aproxima-se, quando é chamado. Considerando que Luizinho é uma criança normal, qual a sua idade?
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta. Paciente feminina, 30 anos de idade, comerciante, admitida na emergência de hospital geral apresentando dor no peito, sensação de sufocamento, tontura, coração acelerado e tremores. Refere ser o segundo episódio neste mês, sem histórico de transtorno psiquiátrico. Após a exclusão de doenças orgânicas, qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar