Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sintomas dispépticos acompanhavam o dia a dia de um contador há seis meses. Visto que a automedicação surtia efeito, ele só ficou apreensivo ao ouvir a enteada criticar sua magreza exagerada. Na investigação que se seguiu, a pesquisa de sangue oculto nas fezes foi positiva e foi constatado um adenocarcinoma na biópsia endoscópica do estômago. No tipo "intestinal" do tumor, observa-se que há:

O tumor neuroendócrino do pâncreas mais frequente:
Recém-nascido de 8 dias de vida encontra-se na unidade de terapia intensiva com suspeita de cardiopatia congênita. Ao exame físico: mal estado geral, taquidispneico, perfusão capilar lentificada, pele fria e cianose importante. Saturação de 50%. Ausculta cardíaca: ritmo cardíaco regular em 2 tempos com sopro sistólico ++ em 6+, audível na borda esternal esquerda baixa. Pulsos filiformes e presentes nas quatro extremidades. A principal hipótese é:
Uma paciente, 22 anos de idade, diarista, moradora de São Sebastião - região administrativa situada a 25 km da rodoviária do Plano Piloto, deu entrada no pronto socorro e refere febre há três dias, acompanhada de cefaleia, mal estar generalizado, dores musculares e prurido. Foi medicada com sintomáticos e teve alta. Retornou após dois dias com ressurgimento dos sintomas, além de vários episódios de vômitos. Ao exame, apresenta bom estado geral, desidratada +/4+, febril e exantema no tronco e MMII. Refere ter tido dengue em 2002, quando morava em Goiânia e apresentou os mesmos sintomas. O clínico suspeita de dengue e adota algumas medidas. Assinale a alternativa incorreta quanto à medida adotada pelo clínico.
Paciente com 20 anos e história de trauma craniano há duas semanas, sem perda da consciência, evoluindo com cefaleia importante há uma semana, refratária à medicação instituída e que há três dias iniciou com sonolência e discreto déficit motor unilateral, confirmado pelas manobras deficitárias e leve disfasia de expressão, deve ter como suspeita diagnóstica inicial:
Compartilhar