Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

S.N.M., 17 anos, GIPO, com feto único, vivo, com 35 semanas e 4 dias, foi internada no Hospital Universitário com pressão arterial 170 X 120 mmHg, após apresentar crise convulsiva tonicoclônica generalizada. Após realização de exames laboratoriais, observou-se plaquetas 55.000, TGO 214 UI, TGO 232 UI, DHL: 998 UI; Bilirrubina total: 7,3, Bilirrubina direta: 3,2; Bilirrubina indireta: 4,1. Na condução deste caso, a melhor alternativa é:

A
Acelerar a maturidade pulmonar com Dexametasona 4 mg/ml, 1,5 ml, IM de 12 em 12h, por dois dias.
B
Acelerar a maturidade pulmonar com Betametasona 3 mg/ml, 2,0 IM de 12 em 12h, por dois dias.
C
Acelerar a maturidade pulmonar com Hidrocortisona 500 mg, IM de 12 em 12h, por dois dias.
D
Iniciar metildopa, 500 mg, VO de 6 em 6 horas.
E
Interromper a gestação.
Paciente do sexo masculino, 62 anos, iniciou com dor em cólica no hipocôndrio direito, há três dias, acompanhado de anorexia, náuseas e vômitos. Trata-se de paciente com hipertensão arterial controlada, sem outras comorbidades. Ao exame físico, mostrava-se febril (38,2ºC) e a pesquisa do sinal de Murphy foi positiva. Ultrassonografia revelou a presença de vesícula biliar distendida com paredes espessadas, com inúmeras imagens hiperecogênicas em seu interior com sombra acústica posterior e coleção líquida perivesicular. Em relação ao caso, assinale a alternativa CORRETA:
Pré-escolar de 4 anos é atendido no Pronto-Socorro com crise de asma. Apresenta-se sonolento, cianótico, retrações subcostais e esternocleidomatoideas acentuadas, sibilos difusos, FR: 49 irpm, FC: 144 bpm, saturação de oxigênio 78%, espirometria com PFE < 30. A mãe relata a ocorrência de crises frequentes, "praticamente todos os dias", acordando sempre à noite, faltando muito à escola, com internação por asma este ano. Baseado na IV Diretriz Brasileira para o manejo de asma, a classificação da intensidade da crise é:
Pré-escolar de 6 anos de idade, chega em consultório com lesão de trajeto linear e sinuoso na região da nádega, com prurido moderado. Mãe relata ter notado lesão uma semana após regressarem da praia. Baseado no diagnóstico mais provável, o tratamento é com:
O organismo materno sofre mudanças anatômicas e funcionais durante a gravidez, com o objetivo de redefinir um novo equilíbrio adaptativo para a presença do feto em desenvolvimento.Constituem modificações gravídicas gerais do organismo materno, observa-se:
Compartilhar