Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Sobre a anatomia da glândula tireoide, responda o item correto.

A
As artérias tireoideas superior e inferior são ramos diretos da artéria carótida externa e subclávia, respectivamente.
B
A glândula é drenada por três pares de sistema venoso: superior, média e inferior. A veia tireoidea média é encontrada em mais da metade das pessoas.
C
A tireoide apresenta um pobre sistema de drenagem linfática, justificando, portanto, a baixa incidência de metástases linfonodais.
D
Do lado esquerdo o nervo laríngeo recorrente separa-se do vago quando cruza com a artéria subclávia. Do lado direito esta separação se dá quando o nervo atravessa a artéria aorta.
E
O nervo laríngeo superior separa-se do nervo vago no pólo superior da tireoide e possui apenas função motora.
Em relação aos carcinógenos infecciosos e os tipos de tumores predominantes, marque a alternativa ERRADA:
Uma pré-escolar de 3 anos, portadora de síndrome nefrótica, chega ao pronto-socorro com história de febre e dor abdominal há um dia. Ao exame físico a criança apresenta-se toxemiada, febril (40 °C), com FC = 120 bpm, FR = 32 rpm e PA = 75 × 55 mmHg. À palpação abdominal a menor apresenta dor difusa e ascite. Suspeita-se de peritonite. Neste caso, o agente mais provável causador desta condição é:
Lactente de cinco meses iniciou quadro de cianose de mucosas labial, bucal, e de leitos ungueais de mãos e pés, que se exacerba com o choro e, às vezes, com a mamada. Exame físico: eutrófica; eupneica; precórdio calmo; sopro rude em borda esternal esquerda. Radiografia de tórax: ausência de infiltrado pulmonar; hipofluxo pulmonar; área cardíaca de tamanho normal; arco médio escavado. A hipótese diagnóstica mais provável é.
Cláudia, 15 anos, procurou seu médico de família com queixa de acne. Cláudia refere que a acne a incomoda muito, pois sente-se feia. Ao examiná-la, o médico encontrou peso: 50 Kg, estatura: 1,58 cm, Tanner M4P4, presença de comedões, pápulas eritematosas e pústulas. Após a leitura do caso acima assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar