Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Sobre a anatomia da glândula tireoide, responda o item correto.

A
As artérias tireoideas superior e inferior são ramos diretos da artéria carótida externa e subclávia, respectivamente.
B
A glândula é drenada por três pares de sistema venoso: superior, média e inferior. A veia tireoidea média é encontrada em mais da metade das pessoas.
C
A tireoide apresenta um pobre sistema de drenagem linfática, justificando portanto a baixa incidência de metástases linfonodais.
D
Do lado esquerdo o nervo laríngeo recorrente separa-se do vago quando cruza com a artéria subclávia. Do lado direito esta separação se dá quando o nervo atravessa a artéria aorta.
E
O nervo laríngeo superior separa-se do nervo vago no pólo superior da tireoide e possui apenas função motora.
A epidemia de uso de crack que se apresenta no país preocupa toda a sociedade brasileira. A estimativa, segundo a OMS, é que existam cerca de 3% de usuários, aproximadamente 6 milhões de brasileiros. Em estudo recente feito na Unifesp revelou que cerca de um terço morre, um terço mantém o uso e outro terço encontra a cura. Sobre o uso e dependência dessa droga podemos afirmar, EXCETO:
Com relação à torção testicular é CORRETO afirmar:
Uma criança de 10 semanas de vida é trazida para avaliação de seu desenvolvimento neuromotor no ambulatório de Pediatria. Está em muito bom estado geral, sem intercorrências clínicas desde o nascimento. Nasceu com 3300 g, 50 cm de comprimento e Apgar 9/10. Dos achados abaixo, aquele que não é usual nessa fase é:
Uma senhora de 54 anos, portadora de ansiedade generalizada, comparece para consulta por intensa dificuldade de memória, redução da capacidade laboral e lentidão. Ela usa alprazolam há seis meses na dose de 4 mg por dia. Qual das medicações é a mais adequada ao seu tratamento?
Compartilhar