Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Sobre a anatomia da glândula tireoide, responda o item correto.

A
As artérias tireoideas superior e inferior são ramos diretos da artéria carótida externa e subclávia, respectivamente.
B
A glândula é drenada por três pares de sistema venoso: superior, média e inferior. A veia tireoidea média é encontrada em mais da metade das pessoas.
C
A tireoide apresenta um pobre sistema de drenagem linfática, justificando, portanto, a baixa incidência de metástases linfonodais.
D
Do lado esquerdo o nervo laríngeo recorrente separa-se do vago quando cruza com a artéria subclávia. Do lado direito esta separação se dá quando o nervo atravessa a artéria aorta.
E
O nervo laríngeo superior separa-se do nervo vago no pólo superior da tireoide e possui apenas função motora.
A imaturidade cerebral característica do prematuro o predispõe a crises convulsivas no período neonatal. A manifestação clínica mais frequente nessa faixa etária é:
Associe as faixas etárias (coluna da esquerda) aos patógenos responsáveis por conjuntivite bacteriana de maior prevalência na infância (coluna da direita). 1 - Neonato; 2 - Pré-escolar; 3 - Escolar; 4 - Adolescente; 5 - Todas as faixas etárias acima. ( ) Moraxella catarrhalis; ( ) Neisseria gonorrhoeae; ( ) Streptococcus pneumoniae. A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
O sinal da dupla bolha em Raio X simples de abdome de recém nascido com clínica de oclusão intestinal alta sugere:
Em relação ao diagnóstico e tratamento do abdome agudo está INCORRETO:
Compartilhar