Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Sobre a anatomia da glândula tireoide, responda o item correto.

A
As artérias tireoideas superior e inferior são ramos diretos da artéria carótida externa e subclávia, respectivamente.
B
A glândula é drenada por três pares de sistema venoso: superior, média e inferior. A veia tireoidea média é encontrada em mais da metade das pessoas.
C
A tireoide apresenta um pobre sistema de drenagem linfática, justificando, portanto, a baixa incidência de metástases linfonodais.
D
Do lado esquerdo o nervo laríngeo recorrente separa-se do vago quando cruza com a artéria subclávia. Do lado direito esta separação se dá quando o nervo atravessa a artéria aorta.
E
O nervo laríngeo superior separa-se do nervo vago no pólo superior da tireoide e possui apenas função motora.
Marque nas frases abaixo: falso (F) ou verdadeiro (V) e, em seguida, assinale a alternativa cuja sequência esteja CORRETA: (  ) O ataque de pânico, característico do Transtorno de Pânico, pode ocorrer sem que haja um fator desencadeante, possível inclusive, durante o sono. (  ) Antidepressivos inibidores de recaptação de serotonina e inibidores de recaptação de serotonina e noradrenalina devem ser evitados no tratamento de transtorno obsessivo compulsivo. (  ) Medo exagerado e persistente de ser desmoralizado, exposto ou humilhado, quando em situações sociais, ou que mostre um mau desempenho ocorre na Fobia Simples. (  ) Um indivíduo com Transtorno de Ansiedade Generalizada apresenta ansiedade persistente que afeta uma variedade de situações cotidianas, mantendo-o ansioso e apreensivo para possíveis eventos negativos. (  ) Presença de pensamentos e sonhos, desagradáveis e recorrentes, sobre um evento traumático, provocando reatividade fisiológica, ocorre no Transtorno Obsessivo-Compulsivo.
No trauma raquimedular, o retorno do reflexo bulbocavernoso indica:
Em relação ao Transplante Intestinal, é CORRETO afirmar:
Uma paciente do sexo feminino, 28 anos, relata 2 gestações prévias, pré-natal normal, nega transfusões de sangue ou cirurgias prévias. Ao fazer exame de rotina ultrassonográfico, encontra como único achado anormal esplenomegalia. Solicitado exames de laboratório, único achado plaquetopenia. Sorologias para hepatite B e C negativas. Na sequência da investigação, realiza endoscopia que evidencia varizes de fundo gástrico. Qual a provável causa?
Compartilhar