Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Sobre a anestesia espinhal, é correto afirmar:

A
A absorção maciça do anestésico local é a principal complicação da raquianestesia.
B
O nível de bloqueio sensitivo e motor na raquianestesia e na anestesia epidural é influenciado de modo idêntico pela posição do paciente na mesa cirúrgica.
C
Todo paciente submetido à raquianestesia ou submetido à anestesia epidural cujo bloqueio sensitivo tenha atingido o nível torácico T1 fará hipotensão arterial.
D
O espaço epidural corresponde ao espaço entre o ligamento amarelo e a dura-máter.
E
Os mamilos encontram-se na área correspondente ao dermátomo T6.
Assinale a alternativa que apresenta o tempo de profilaxia da febre reumática, no caso de cardiopatia reumática adquirida.
O inverno passado chegou com gripes e outras manifestações catarrais. A mãe de uma criança de um ano e meio com bom desenvolvimento é chamada para buscar o filho na creche, porque a criança estava vomitando muito e se apresentava febril, com 38,2ºC. A mãe deu a ele um remédio para vômito, que tinha em casa, e após algumas horas a criança começou a apresentar uma diarreia líquida que foi aumentando de frequência. O diagnóstico mais provável, nesse caso, é: (LIMA, Azor de. Pediatria essencial)
Lactente de dois anos internado por pneumonia apresenta estado geral comprometido. No quarto dia de internação, permanece taquidispneico, febril e com dificuldade para se alimentar. Os pais mostram-se insatisfeitos com o atendimento e insistem na alta do paciente, embora você, como médico assistente, não concorde com a alta. Das alternativas a seguir, assinale a postura que seria mais adequada nessa situação. (CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA CFM)
Paciente de 3 anos de idade evolui com paralisia flácida craniocaudal, diplopia, náuseas, vômitos e disfagia importante, seguida de insuficiência respiratória, após um período de gastroenterite. O diagnóstico mais provável para esse caso é:
Compartilhar