Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Sobre a anestesia espinhal, é correto afirmar:

A
A absorção maciça do anestésico local é a principal complicação da raquianestesia.
B
O nível de bloqueio sensitivo e motor na raquianestesia e na anestesia epidural é influenciado de modo idêntico pela posição do paciente na mesa cirúrgica.
C
Todo paciente submetido à raquianestesia ou submetido à anestesia epidural cujo bloqueio sensitivo tenha atingido o nível torácico T1 fará hipotensão arterial.
D
O espaço epidural corresponde ao espaço entre o ligamento amarelo e a dura-máter.
E
Os mamilos encontram-se na área correspondente ao dermátomo T6.
Em relação à cistinúria, doença autossômica recessiva em que pode haver formação de cálculos de cistina, é correto afirmar:
Recém-nascido pré-termo, idade gestacional de 30 semanas, nascido de parto cesáreo por descolamento prematuro de placenta, peso de nascimento = 1385g, Apgar 09/10, é encaminhado para Uti Neonatal por baixo peso e melhor monitorização. Iniciado dieta trófica por gavagem (enteral mínima). No segundo dia de vida apresentou distensão abdominal, vômitos, ruídos hidro-aéreos ausentes, fezes com sangue. Considerando os antecedentes obstétricos e neonatais, a hipótese diagnóstica MAIS PROVÁVEL é: Referência: MURAHOVICH, J. Temas de Pediatria
Dedos em baqueta de tambor podem ser encontrados em pacientes com qual das doenças abaixo listadas?
Um paciente de 40 anos de idade vem apresentando confusão mental ocasional, sudorese profusa e palpitações nas últimas oito semanas. Avaliado pelo seu médico que solicitou glicose plasmática de jejum (resultado 45 mg/dl - VN 70 a 99 mg/dl) e peptídeo C (elevado). Em relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa que contém o diagnóstico mais provável.
Compartilhar