Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Sobre a colangite (infecção bacteriana dos ductos biliares), é correto afirmar:

A
Quase sempre está relacionada à obstrução parcial ou total das vias biliares
B
O tratamento inicial é preferencialmente endoscópico descompressivo
C
A instrumentação endoscópica ou percutânea da via biliar não é causa frequente
D
A pressão ductal em torno de 40 cm H2O protege do desenvolvimento da forma séptica da doença
E
A forma aguda supurativa ou tóxica responde por 45% dos casos e está geralmente relacionada ao comprometimento das células de Kupfer
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. A gravidez promove uma hipovolemia fisiológica e, portanto, pequenas perdas sanguíneas repercutem mais precocemente na perfusão fetal.
A causa mais comum de exoftalmia unilateral de O a 18 anos é:
Em relação à comunicação interatrial (CIA), assinale a alternativa correta.
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas, sobre aneurisma de aorta abdominal. ( ) É mais comum no segmento infrarrenal, e a sua probabilidade de rotura passa a ser significativamente maior a partir dos 5 cm de diâmetro. ( ) O melhor exame para triagem e programação cirúrgica é a ultrassonografia. ( ) Para o diagnóstico de rotura, em pacientes clinicamente estáveis, a tomografia computadorizada é de pouca valia, sendo a ultrassonografia o exame de escolha. ( ) A aortografia (com contraste iodado) é o melhor método para seu diagnóstico e para programação de correção cirúrgica endovascular. ( ) Existe forte associação com aneurismas em outros segmentos arteriais, especialmente o de artéria poplítea, sendo mais comum na população do sexo masculino. A alternativa que contém o conjunto com a sequência correta é:
Compartilhar