Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Sobre a colangite (infecção bacteriana dos ductos biliares), é correto afirmar:

A
Quase sempre está relacionada à obstrução parcial ou total das vias biliares
B
O tratamento inicial é preferencialmente endoscópico descompressivo
C
A instrumentação endoscópica ou percutânea da via biliar não é causa frequente
D
A pressão ductal em torno de 40 cm H2O protege do desenvolvimento da forma séptica da doença
E
A forma aguda supurativa ou tóxica responde por 45% dos casos e está geralmente relacionada ao comprometimento das células de Kupfer
Uma criança de 10 anos de idade é atendida com história de febre, cefaleia, dor retro-orbitária e mialgia há três dias. Há 24 horas, iniciou dor abdominal contínua. Não há manifestações hemorrágicas espontâneas. O exame físico revela hepatomegalia dolorosa, pressão arterial de 100X60mmHg. A prova do laço é positiva, e o hematócrito é de 43%. Segundo as orientações do Ministério da Saúde quanto ao Diagnóstico e Manejo Clínico da Dengue, a conduta terapêutica inicial que deve ser adotada é:
Ao serem avaliadas as alterações fisiológicas da coagulação na gravidez normal, pode-se afirmar que existe aumento: 1) da concentração de fibrinogênio em 50%; 2) moderado da concentração de plaquetas com o progredir da gravidez; 3) considerável dos fatores I, VII, VIII, IX E X; 4) das atividades dos fatores XI e XIII. Estão corretas somente as afirmações:
Podemos afirmar sobre os pacientes queimados que:
A contração da vesícula biliar após ingesta de gordura determinando dor em hipocôndrio direito na presença de obstrução ao fluxo biliar deve-se principalmente à liberação de:
Compartilhar