Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Cardiologia

Pneumologia

Sobre a diferenciação entre um derrame pleural transudativo e um exsudativo, assinale a alternativa INCORRETA.

A
As principais causas de transudatos são a insuficiência cardíaca esquerda e a cirrose hepática.
B
No exsudato, a relação proteína líquido pleural/proteína sérica é > 0,5.
C
No transudato, a relação LDH líquido pleural/LDH sérica é <0,6%.
D
O transudatado é geralmente unilateral.
E
O exsudato ocorre por fatores locais (pleurais) que influenciam a produção e a absorção.
Paciente de 38 anos, Gesta 5 para 4,4 partos normais, há 10 horas em trabalho de parto, apresenta-se com 8 cm de dilatação, colo médio e fino, apresentação cefálica no plano -3 de De Lee. Durante acompanhamento do trabalho de parto o obstetra constatou queda da frequência cárdio-fetal do tipo DIP-III e pequeno sangramento vaginal. Em relação aos dados clínicos apresentados, qual o provável diagnóstico?
Mãe leva Tiago, de 4 semanas de vida, ao pediatra com relato de que o mesmo vem apresentando vômitos amarelados constantes cada vez mais frequentes e que os últimos vômitos têm apresentado sangramento. Observou diminuição do volume de fezes. Ao exame, criança com baixo peso, desidratada e prostrada. À palpação abdominal, observa-se massa semelhante a uma azeitona no quadrante superior esquerdo. Qual o distúrbio metabólico mais comumente pode ser encontrado nesta situação?
Uma criança de 10 anos apresentou um quadro de febre há oito dias e posteriormente dor na articulação do joelho direito. O pediatra auscultou um sopro sistólico no foco mitral e o ecocardiograma evidenciou insuficiência mitral. A velocidade de hemossedimentação estava aumentada e as mucoproteínas foram positivas. Assinale a afirmativa que fecha sua suspeita diagnóstica:
Em relação ao desconforto respiratório precoce em um recém-nascido prematuro, é correto afirmar que:
Compartilhar