Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Cardiologia

Pneumologia

Sobre a diferenciação entre um derrame pleural transudativo e um exsudativo, assinale a alternativa INCORRETA.

A
As principais causas de transudatos são a insuficiência cardíaca esquerda e a cirrose hepática.
B
No exsudato, a relação proteína líquido pleural/proteína sérica é > 0,5.
C
No transudato, a relação LDH líquido pleural/LDH sérica é <0,6%.
D
O transudatado é geralmente unilateral.
E
O exsudato ocorre por fatores locais (pleurais) que influenciam a produção e a absorção.
As indicações de toracotomia em lesões agudas torácicas são fundamentadas em achados físicos, evidências aos exames de imagem e no curso clínico do paciente. Assinale a situação que não exige a realização de procedimento cirúrgico sempre que diagnosticada.
Como são conhecidos os grafoelementos eletrencefalográficos de aspecto “sharp” (pontiagudo), registrados nas regiões posteriores da cabeça, particularmente presentes durante a observação de desenhos com padrões ou leitura?
Paciente, 52 anos, faz mamografia de rotina e aparece área de densidade assimétrica no QSE esquerdo. Durante a mamografia, o radiologista mandou que ampliasse aquela área com compressão para ver o seu comportamento. A área de densidade assimétrica permaneceu. Esta área, ao exame clínico, não tem maior expressão. A ultrassonografia de mama mostrou área ecogênica densa com discreta sombra. A conclusão da mamografia foi Categoria 4 (altamente suspeita); na ultrassonografia a conclusão foi BI-RADS 4. Foi então indicada core biopsia, que foi realizada. O resultado histopatológico foi inconclusivo pedindo para continuar a pesquisa. Qual deve ser o próximo passo?
O achado de um bloqueio atrioventricular em um feto deve induzir o obstetra a pesquisar que tipo de patologia materna?
Compartilhar