Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Sobre a doação de órgãos, é correto afirmar:

A
A presença de atividade reflexa medular contraindica formalmente a doação de órgãos.
B
Cerca de 80% dos potenciais doadores apresentam hipotensão de causa multifatorial.
C
A Tormenta Simpática com Liberação de Catecolaminas ocorre após cerca de 1 hora da morte encefálica.
D
No Brasil, a lei exige que o exame gráfico seja repetido num período de 6 horas para a comprovação de morte encefálica.
E
A avaliação da atividade elétrica através do doppler é um método obrigatório para a comprovação da morte encefálica.
Criança de sete anos é levada ao ambulatório de pediatria com quadro de febre e taquipneia. Ao ser examinada, sua ausculta revela presença de estertores crepitantes nas bases. Sua mãe relata que o início dos sintomas foi abrupto, com calafrios e febre alta. Diante de um quadro de pneumonia, é incorreto afirmar que:
Paciente, 35 anos, do sexo masculino, foi diagnosticado com aneurisma de aorta abdominal infra-renal de 4,5 cm no seu maior diâmetro. O tratamento mais indicado para esse paciente será:
Gestante de 35 semanas de idade gestacional, hipertensa, em uso de metidopa 250mg de 8 em 8 horas e propanolol 40mg ao dia. Realiza ultrassonografia, que apresenta os seguintes resultados: feto único, em situação longitudinal, apresentação cefálica. Batimentos cardiofetais com frequência de 150 bpm. Líquido amniótico: ILA = 10 cm. Placenta tópica, grau II (granum). Dopplerfluxometria apresentando diástole zero da artéria umbilical, idade gestacional ultrassonográfica de 35 semanas. Os dados clínicos deste caso permitem afirmar qual diagnóstico?
Quais são as lesões mais frequentes encontradas na fase primária blástica (trauma ocasionado na primeira onda após a primeira explosão de bomba):
Compartilhar