Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sobre a Doença de Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é correto afirmar que:

A
A presença de hérnia hiatal por deslizamento é essencial na fisiopatologia da DRGE.
B
Todos os pacientes que apresentam DRGE com esofagite erosiva têm indicação de tratamento cirúrgico com válvula antirrefluxo.
C
Pacientes que apresentam DRGE na forma não erosiva podem fazer uso de inibidores da bomba de prótons somente nos períodos em que apresentam sintomas (tratamento sob demanda).
D
Pacientes portadores de DRGE na forma não erosiva quando não tratados corretamente têm alta probabilidade de evoluir com esofagite erosiva, metaplasia de Barrett e tumor de esôfago.
Considere uma paciente de 55 anos, mulher, 5 anos após IAM, com HAS e DM tipo II com sintomas importantes de DRGE. O tratamento clínico não teve sucesso adequado. Seu IMC é de 55. EDA realizada mostra esofagite severa com biópsia múltipla, mostrando alterações inlamatórias sem neoplasia. O melhor tratamento é:
Um jovem de 25 anos de idade que foi admitido recentemente em um hospital psiquiátrico com diagnóstico de depressão grave, complicada com psicose, é trazida ao serviço de urgências por piora do estado mental e febre. O paciente é incapaz de proporcionar antecedentes, porque está profundamente confuso e afirma que está em Marte. O psiquiatra informa ao clínico que o paciente iniciou recentemente uso de haloperidal e amitriptilina. Os achados físicos incluem temperatura de 40.6°C, rigidez muscular e pele seca. Iniciam-se medidas de resfriamento e acetaminofen. Qual dos seguintes agentes seria mais adequado neste momento?
Criança, sexo masculino, sete anos, história de amigdalite purulenta, tratada com penicilina benzatina três dias após o início dos sintomas. Após 7 dias de tratamento, notou-se urina escura, diminuição do volume urinário, edema e cefaleia. Na avaliação clínica, confirma-se presença de edema e a pressão arterial observada é de 130 x 90 mmHg, sem sinais de encefalopatia hipertensiva. Exames laboratoriais confirmam o diagnóstico de glomerulonefrite aguda pós-estrepcócica. Para o controle da hipertensão arterial, inicialmente você tomaria as seguintes condutas, exceto:
Quanto à fisiologia da tireoide e o controle metabólico que exerce no organismo é INCORRETO afirmar:
Compartilhar