Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sobre a Doença de Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é correto afirmar que:

A
A presença de hérnia hiatal por deslizamento é essencial na fisiopatologia da DRGE.
B
Todos os pacientes que apresentam DRGE com esofagite erosiva têm indicação de tratamento cirúrgico com válvula antirrefluxo.
C
Pacientes que apresentam DRGE na forma não erosiva podem fazer uso de inibidores da bomba de prótons somente nos períodos em que apresentam sintomas (tratamento sob demanda).
D
Pacientes portadores de DRGE na forma não erosiva quando não tratados corretamente têm alta probabilidade de evoluir com esofagite erosiva, metaplasia de Barrett e tumor de esôfago.
Os higromas císticos são mais comumente encontrados:
No tratamento das fístulas anais, pode-se afirmar que:
Paciente de 28 anos, vítima de acidente de trânsito. Após se submeter à laparotomia exploradora e toracotomia direita, é admitido na UTI, intubado, em ventilação mecânica, com dreno pleural à direita e ainda com colar cervical, já que não houve tempo hábil para avaliação neurológica. Está em venóclise periférica, mas necessita de acesso venoso central para administração de drogas vasoativas e aferição da pressão venosa central. Qual seria o acesso mais conveniente para o cateterismo venoso central?
Recém-nascido a termo, de parto vaginal, PN = 3000 g, com líquido amniótico com mecônio espesso e em apneia. Após a colocação do recém-nascido sob fonte de calor radiante, a sequência inicial mais adequada para atendimento será:
Compartilhar