Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sobre a Doença de Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é correto afirmar que:

A
A presença de hérnia hiatal por deslizamento é essencial na fisiopatologia da DRGE.
B
Todos os pacientes que apresentam DRGE com esofagite erosiva têm indicação de tratamento cirúrgico com válvula antirrefluxo.
C
Pacientes que apresentam DRGE na forma não erosiva podem fazer uso de inibidores da bomba de prótons somente nos períodos em que apresentam sintomas (tratamento sob demanda).
D
Pacientes portadores de DRGE na forma não erosiva quando não tratados corretamente têm alta probabilidade de evoluir com esofagite erosiva, metaplasia de Barrett e tumor de esôfago.
Homem branco com 74 anos, fumante, hipertenso, com cardiopatia isquêmica e angioplastia prévia, procura a emergência com dor abdominal de média intensidade há 4 horas. Ecografia abdominal não visualiza outras patologias, exceto um aneurisma de aorta abdominal de 8,6 cm de comprimento com 5,8 e 5,2 cm de diâmetros anteroposterior e laterolateral que o paciente desconhecia ter. Qual é a melhor conduta em relação ao caso clínico?
Em relação ao tratamento de Hemorragia Digestiva Alta, é correto afirmar:
A convulsão febril é o problema neurológico mais comum na infância. Em relação à convulsão febril, assinale a alternativa INCORRETA.
Um indivíduo de 85 anos, após perda recente de sua esposa, passa a apresentar perda de interesse pela leitura e insônia. Seus familiares notaram alguns lapsos de memória para fatos recentes, sem, no entanto, afetar suas atividades da vida diária, pois prefere continuar morando sozinho. Sua tomografia computadorizada de crânio revelou acentuação dos sulcos corticais com redução volumétrica do encéfalo. Qual das alternativas abaixo define a melhor conduta a ser tomada no momento?
Compartilhar