Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Sobre a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), são feitas as afirmações: I. As manifestações atípicas incluem: asma, apneia do sono, pneumonia, otite, sinusite, desgaste do esmalte dentário e retração gengival. II. Para seu diagnóstico, é necessário o aparecimento de esofagite na EDA. III. O pH esofágico normal, durante monitorização de 24 horas, descarta DRGE. IV. O ganho de peso pode ser a causa do início dos sintomas. Estão corretas apenas:

Escolar de 11 anos, assintomático, comparece para consulta ambulatorial devido ao diagnóstico recente de tuberculose e infecção pelo HIV em sua mãe. Exame físico normal, cicatriz de BCG realizada ao nascimento. A investigação diagnóstica da criança mostrou sorologia para o HIV negativa, radiografia de tórax normal e prova tuberculínica de 6 mm. Segundo as recomendações atuais para o controle da tuberculose no Brasil, a conduta recomendada para este menino é:
Sobre os tumores hepáticos benignos, é correto afirmar que:
Crianças com fibrose cística necessitam, em seu tratamento, de vários cuidados, EXCETO:
Tereza, 19 anos, primigesta, inicia pré-natal na 25ª semana de gestação. Faz exames: grupo sanguíneo O Rh negativo, Du negativo, Coombs indireto: 1:16. Relata febre, astenia e discreto exantema generalizado em torno da 10ª semana de gestação, que involuíram espontaneamente. Não procurou atendimento médico à época. Newton apresenta icterícia com 6 horas de vida. Bilirrubinas totais 23 mg/dL e indireta 22,3 mg/dL. Uma hora depois, realiza-se exsanguineotransfusão total através de cateterismo venoso umbilical. Este procedimento é realizado para evitar:
Compartilhar