Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Sobre a doença hepática gordurosa não alcoólica, é CORRETO afirmar:

A
A elevação de transaminases permite o diagnóstico de esteato-hepatite.
B
É frequente a elevação sérica de ferritina.
C
O aumento da resistência periférica à insulina ocorre em fase tardia.
D
Não há semelhança histológica com a hepatopatia alcoólica.
Paciente, 12 anos de idade, sexo feminino, é internada com quadro de febre há 2 semanas, com edema periorbitário bilateral, tosse improdutiva, dor de garganta. Ao exame, BEG, febril, descorada (+/4). Edema periorbitário bilateral, hiperemia de orofaringe; gânglios palpáveis, móveis, dolorosos, de consistência fibroelástica, não aderidos a planos profundos, em cadeias cervical posterior, retroauricular, axilar e inguinal. Abdome com discreta hepatoesplenomegalia. Hemograma com 15.400 leucócitos, 30% segmentados, 50% linfócitos, 20% de atípicos. TGO e TGP pouco elevadas. O exame a ser solicitado para elucidar o diagnóstico é:
Paciente, 13 anos de idade, sexo masculino, há 4 anos iniciou com quadro de edema progressivo, acompanhado de baixa da acuidade auditiva. Os exames realizados mostram elevação de ureia e creatinina, hematúria, proteinúria. A história familiar revelou que dois tios maternos apresentaram insuficiência renal associada às alterações auditivas. Nos antecedentes do paciente, consta hematúria microscópica notada desde os 5 anos de idade. O diagnóstico mais provável é:
Paciente, 8 anos de idade, sexo masculino, apresentou, há 4 semanas, febre elevada, artralgia com presença de sinais flogísticos, que afetavam articulações dos joelhos, posteriormente tornozelos e cotovelos, impedindo os movimentos. A ausculta cardiopulmonar com presença de SS em foco mitral, taquicardia e 3ª bulha. O ecocardiograma revela discreto derrame pericárdico com insuficiência mitral. Em relação à patologia descrita, é incorreto afirmar:
Considere uma mulher de 40 anos, portadora de uma doença hemolítica desde criança e que, numa USG pélvica, descobre ter cálculos em vesícula biliar dos quais ela é assintomática. Sobre esses cálculos, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar