Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Reumatologia

Sobre a fibromialgia, é correto afirmar:

A
São características da doença a agregação familiar, o distúrbio do sono, e a artrite.
B
É uma síndrome dolorosa crônica, inflamatória, de etiologia desconhecida, que se manifesta no sistema musculoesquelético.
C
Entre os achados estão a diminuição do sono não REM, dor ao acordar e sensação de fadiga.
D
A depressão está presente em 90% dos pacientes.
E
É frequente a queixa de inchaço especialmente em mãos, antebraços e trapézios, não observado pelo examinador.
Recém-nascido, sexo feminino, é levada ao setor de emergência com 16 horas de vida. A paciente nasceu no lar, e o pai informa que o bebê "evacuou sangue". A mãe tem epilepsia e faz uso de fenobarbital. Exame físico: peso: 3.250 g, comprimento: 49 cm, FC: 142 bpm, FR: 55 irpm, pulsos periféricos facilmente palpáveis, múltiplas equimoses nos membros e exsudação sanguinolenta no coto umbilical. Exames laboratoriais: plaquetas: 280.000/mm³ TAP e PTT prolongados, BT: 3 mg/dl, função hepática normal. A medida terapêutica mais importante é a administração de:
Paciente do sexo feminino, 25 anos de idade, com história de dor epigástrica há 12 horas, que evoluiu para dor em hipogástrio e fossa ilíaca direita, associada à anorexia, episódios isolados de náuseas e vômitos. Ao exame físico do abdome, nota-se dor à percussão, compressão e descompressão brusca no quadrante inferior direito do abdome. Em relação ao caso descrito, assinale a alternativa INCORRETA:
Paciente em sétimo dia de pós-operatório de tireoidectomia total, retorna à consulta ambulatorial referindo alteração de voz. A avaliação fonoaudiológica identificou dificuldade de emissão dos sons agudos. Esta complicação cirúrgica é decorrente de:
Criança de 1 mês de vida, do sexo masculino, dá entrada em pronto socorro com quadro de sepse, distensão abdominal, globo vesical visível e palpável. O diagnóstico mais provável seria:
Compartilhar