Sobre a hanseníase, considere as seguintes afirmativas: 1. O diagnóstico de hanseníase deve ser confirmado pela histopatologia. 2. Na hanseníase lepromatosa, os nódulos, as placas e as áreas endurecidas constituem locais ótimos de biópsia. 3. A hanseníase lepromatosa não está associada à hipergamaglobulinemia difusa. 4. Os fármacos usados no tratamento da hanseníase incluem a dapsona, a clofazimina e a rifampicina. 5. Alguns aminoglicosídeos possuem ação contra o Mycobacterium leprae. Assinale a alternativa correta.
A
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.
E
Somente as afirmativas 1, 2, 4 e 5 são verdadeiras.
Outras questões
A alteração do ciclo menstrual é uma das principais causas de consulta ginecológica. Acerca desse tema, julgue o item subsequente. A síndrome de Savage é caracterizada por amenorreia primária de causa ovariana em decorrência da deficiência de receptores para o hormônio folículo estimulante (FSH).
Acerca do planejamento familiar e infertilidade conjugal, julgue o seguinte item: Infertilidade conjugal é a ausência de concepção após um ano de coitos regulares e desprotegidos, e denomina-se primária na ausência de gestação prévia e secundária quando há antecedentes de gestação, mesmo que esta não tenha evoluído até o termo.
Acerca do planejamento familiar e infertilidade conjugal, julgue o seguinte item. A anticoncepção de emergência pode prevenir gestações indesejadas e aborto clandestino. Entretanto, não deve ser utilizada como método contraceptivo habitual porque, em caso de implantação ovular, pode interromper uma gestação em curso.
Acerca de assistência pré-concepcional e pré-natal, julgue o próximo item. Na consulta pré-concepcional com intuito de prevenir os defeitos abertos do tubo neural, deve-se orientar a paciente a iniciar o uso de ácido fólico a partir da quarta semana de gestação.