Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Sobre a hanseníase, considere as seguintes afirmativas: 1. O diagnóstico de hanseníase deve ser confirmado pela histopatologia. 2. Na hanseníase lepromatosa, os nódulos, as placas e as áreas endurecidas constituem locais ótimos de biópsia. 3. A hanseníase lepromatosa não está associada à hipergamaglobulinemia difusa. 4. Os fármacos usados no tratamento da hanseníase incluem a dapsona, a clofazimina e a rifampicina. 5. Alguns aminoglicosídeos possuem ação contra o Mycobacterium leprae. Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.
E
Somente as afirmativas 1, 2, 4 e 5 são verdadeiras.
Morgana, 15 anos, namora Roger, de 18 anos, há três anos. Há dois dias teve sua primeira relação sexual e procurou atendimento médico porque não quer engravidar. Relata menarca aos 13 anos, com ciclo menstrual regular. Na avaliação de Morgana você identifica que existe risco de gravidez após esta relação, considerando o período menstrual. No planejamento com estes adolescentes você recomenda, como método prioritário, o uso de:
Olga tem 62 anos e compareceu ao ambulatório com queixas de ardência vulvar e odor fétido vaginal. Foi, diagnosticada como sendo portadora de vaginose bacteriana. Você esclarece Olga de que, nessa idade, devido à condição hormonal as mulheres têm uma maior tendência a apresentar este quadro por causa de:
Andreia, 18 anos, gesta I/0, vai a sua primeira consulta de pré-natal e leva o laudo da primeira ultrassonografia transvaginal que revelou gravidez gemelar em torno de 11 semanas, com presença de membrana intergemelar com aspecto de “T” invertido. Diante deste resultado você conclui que a gravidez de Andreia é:
Escolar de 8 anos de idade, sexo masculino, é atendido devido à lesão de pele, principalmente em áreas de cotovelos, joelhos e couro cabeludo, de caráter recorrente. Ao exame da pele observa-se lesões simétricas em áreas de extensão dos membros e couro cabeludo de contornos nítidos, base eritematosa, recobertas por descamação seca branco-prateada. Diante destes dados, qual o provável diagnóstico?
Compartilhar