Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Sobre a hemorragia digestiva alta que tem como causa a úlcera péptica, é correto afirmar:

A
Úlceras não associadas ao H. Pylori, ou ao uso de antiiflamatórios sangram com maior freqüência
B
O tratamento endoscópico associado ao uso de bloqueadores de bomba de prótons previne o ressangramento, sendo mais efetivo nessa prevenção que o uso de antiácidos somente
C
A incidência do sangramento tem aumentado consideravelmente na última década, provavelmente devido aos hábitos da vida moderna de alimentação
D
A presença de hematoquesia sugere sangramento em pequena quantidade
E
O uso de bloqueadores H2 é mais efetivo que os inibidores de bomba de prótons, no tratamento não operatório
Sobre as porfirias, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A porfiria intermitente aguda se caracteriza por episódios intermitentes de manifestações abdominais (dor/náuseas e vômitos) e sintomas neurológicos (fraqueza proximal). ( ) A porfiria intermitente aguda tem como seu principal desencadeador a exposição solar. ( ) O tratamento da porfiria intermitente aguda se baseia nas flebotomias, que devem ser feitas mensalmente. ( ) O uso de cloroquina em baixas doses é efetivo no tratamento da porfiria cutânea tarda. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Qual dos padrões eletrencefalográficos abaixo relacionados melhor corresponde à situação clínica de coma irresponsivo com antecedentes de severo insulto hipóxico-isquêmico?
No controle de pacientes diabéticos busca-se atingir níveis de hemoglobina glicada entre 6,0 e 7,0%. No entanto é importante conhecer as situações que geram erros de interpretação deste exame, tais como:
Indique a melhor técnica para a realização de uma anastomose esofágica na atresia de esôfago com fístula traqueoesofágica distal:
Compartilhar