Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Neurologia

Sobre a higienização das mãos, pode-se afirmar: I. Deve ser realizada antes e após qualquer contato com o paciente e precisa ser realizada entre a manipulação de diferentes sítios no mesmo paciente. / II. Não é necessária quando forem usadas luvas e pode ser feita lavagem com água e sabonete ou aplicação de álcool-gel, sendo este último menos eficaz. / III. Remove tanto a microbiota transitória quanto a microbiota residente das mãos e a lavagem das mãos com água e sabão utilizando a técnica correta leva menos de 1 minuto. / IV. Requer obrigatoriamente a retirada de aneis e relógios e o álcool-gel substitui a lavagem das mãos em praticamente todas as situações. Estão CORRETAS:

A
I e III.
B
II e IV.
C
I, II e III.
D
I e IV.
A varicocele infantojuvenil é mais comum em:
Numerosas fórmulas foram desenvolvidas para a reposição hídrica de pacientes queimados. Dentre elas, destacam-se, exceto:
Qual das situações abaixo não causa perda do reflexo pupilar fotomotor em vigência de coma?
Uma criança de 4 anos apresenta-se com febre baixa prolongada e queixas de fadiga, artralgia, mialgia, emagrecimento e sudorese. Ao exame apresenta petéquias difusas, hemorragia conjuntival e ponta de baço palpável; lesões eritematosas, elevadas, dolorosas e pequenas em polpas dos dedos. Ao exame do tórax apresenta CPP com roncos, bulhas cardíacas levemente taquicárdicas (FC = 148bpm) e sopro diastólico em regurgitação em área mitral. Com base nesses dados, avalie as afirmações a seguir. Trata-se de um caso de doença reumática, pelos achados de febre, artralgia e sopro cardíaco. PORQUE as lesões cutâneas e oculares são fenômenos imunológicos da patologia deste paciente, apesar de incomuns na faixa etária pediátrica. Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
Compartilhar