Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Neurologia

Sobre a higienização das mãos, pode-se afirmar: I. Deve ser realizada antes e após qualquer contato com o paciente e precisa ser realizada entre a manipulação de diferentes sítios no mesmo paciente. / II. Não é necessária quando forem usadas luvas e pode ser feita lavagem com água e sabonete ou aplicação de álcool-gel, sendo este último menos eficaz. / III. Remove tanto a microbiota transitória quanto a microbiota residente das mãos e a lavagem das mãos com água e sabão utilizando a técnica correta leva menos de 1 minuto. / IV. Requer obrigatoriamente a retirada de aneis e relógios e o álcool-gel substitui a lavagem das mãos em praticamente todas as situações. Estão CORRETAS:

A
I e III.
B
II e IV.
C
I, II e III.
D
I e IV.
Um paciente de 58 anos é admitido no CTI em função de um IAM com supradesnivelamento do segmento ST em parede infero-dorsal. Apesar de terapia trombolítica (t-PA) ser iniciada em um ?t compatível ( 4 horas desde o início da dor), não há sinais clínicos, eletrocardiográficos ou enzimáticos de reperfusão. O paciente, todavia, evolui bem, sem instabilidade hemodinâmica ou arritmias cardíacas. No 5º dia de evolução, porém, o paciente desenvolve dispneia súbita, associada a quadro de franco edema agudo de pulmão (EAP). Ao exame físico, além dos sinais próprios do EAP, está presente um intenso sopro sistólico (4+/6+) em ponta; a pressão arterial é de 100x60 mmHg, a frequencia cardíaca é de 120 bpm e a respiratória, 36 irpm. Todas as intervenções terapêuticas abaixo apresentadas foram consideradas, sendo apenas uma EQUIVOCADA. Assinale a conduta inadequada em razão do exposto:
Paciente, na menopausa, que sofreu histerectomia no passado; qual o tipo de terapia de reposição hormonal indicado?
A Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde do Brasil e Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam AM exclusivo até os 6 meses de idade, com grandes implicações na saúde física e psíquica a criança e da mãe. Assinale a alternativa INCORRETA:
RN prematuro, com 1,8 kg, filho de mãe HbsAg+ deverá, EXCETO:
Compartilhar