Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Neurologia

Sobre a higienização das mãos, pode-se afirmar: I. Deve ser realizada antes e após qualquer contato com o paciente e precisa ser realizada entre a manipulação de diferentes sítios no mesmo paciente. / II. Não é necessária quando forem usadas luvas e pode ser feita lavagem com água e sabonete ou aplicação de álcool-gel, sendo este último menos eficaz. / III. Remove tanto a microbiota transitória quanto a microbiota residente das mãos e a lavagem das mãos com água e sabão utilizando a técnica correta leva menos de 1 minuto. / IV. Requer obrigatoriamente a retirada de aneis e relógios e o álcool-gel substitui a lavagem das mãos em praticamente todas as situações. Estão CORRETAS:

A
I e III.
B
II e IV.
C
I, II e III.
D
I e IV.
Em relação às situações de violência contra crianças e adolescentes: l. Crianças e adolescentes maltratadas apresentam sempre sinais físicos de violência cabendo ao médico apenas reconhecê-las. II. Raquitismo, escorbuto e sífilis congênita devem entrar no relatório diferencial quando há suspeita de violência. III. O acompanhamento do pré-natal pelo pai é um fator protetor contra violência na infância. Quais afirmações estão corretas?
É CORRETO afirmar em relação ao quadro clínico do Transtorno Depressivo Maior: I - São critérios fundamentais para o seu diagnóstico: humor deprimido e/ou falta de interesse e motivação e anedonia. II - Delírios de culpa e de ruína podem fazer parte do quadro clínico da depressão psicótica. III - Sintomas de irritação, mau humor, não fazem parte do quadro de depressão.
A Alfafetoproteína (AFP) é uma proteína dominante no plasma fetal e sua dosagem durante o pré-natal tem sido utilizada no rastreamento de algumas complicações fetais por que:
São fatores sistêmicos que interferem na cicatrização de partes moles, EXCETO:
Compartilhar