Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Sobre a Insuficiência Cardíaca (IC), é CORRETO afirmar que:

A
a terceira bulha (B3), ouvida logo antes da sístole, é menos específica do que a quarta bulha (B4) para o diagnóstico de IC, mas pode ser o único sinal em pacientes compensados, ou com disfunção diastólica.
B
pacientes com IC clínica podem ter fração de ejeção preservada. Esses apresentam disfunção diastólica, a qual tem um prognóstico menos reservado. O ventrículo mais rígido e menos complacente pode tornar audível a quarta bulha (B4).
C
o repouso absoluto está indicado para pacientes com IC classe funcional III, pelos efeitos deletérios sobre o condicionamento físico.
D
pacientes com IC devem ser instruídos a evitar fármacos que promovam a retenção de sódio, sendo eles: corticoides, estrógenos, betabloqueadores e anti-inflamatórios não esteroides.
E
os diuréticos tiazídicos estão indicados para pacientes com IC, independentemente da depuração da creatinina endógena. Os diuréticos de alça pioram a função renal, por aumentarem o fluxo sanguíneo renal.
Um homem de 43 anos de idade, cujo pai tem diagnóstico estabelecido de doença de Huntington, foi testado para a DH e o resultado é (+). Sobre os descendentes de pacientes com DH, assinale a alternativa correta.
Paciente de 30 anos de idade com perda auditiva bilateral. O exame de RM do crânio revela a presença de neurinomas do acústico bilateralmente (schwannomas). Qual o diagnóstico mais provável nesse caso?
A degeneração maligna de cicatrizes antigas é comumente denominada de úlcera de Marjolin. O tumor é do tipo:
Pacientes com criptorquidia devem ser submetidos a tratamento cirúrgico:
Compartilhar