Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Sobre a Insuficiência Cardíaca (IC), é CORRETO afirmar que:

A
a terceira bulha (B3), ouvida logo antes da sístole, é menos específica do que a quarta bulha (B4) para o diagnóstico de IC, mas pode ser o único sinal em pacientes compensados, ou com disfunção diastólica.
B
pacientes com IC clínica podem ter fração de ejeção preservada. Esses apresentam disfunção diastólica, a qual tem um prognóstico menos reservado. O ventrículo mais rígido e menos complacente pode tornar audível a quarta bulha (B4).
C
o repouso absoluto está indicado para pacientes com IC classe funcional III, pelos efeitos deletérios sobre o condicionamento físico.
D
pacientes com IC devem ser instruídos a evitar fármacos que promovam a retenção de sódio, sendo eles: corticoides, estrógenos, betabloqueadores e anti-inflamatórios não esteroides.
E
os diuréticos tiazídicos estão indicados para pacientes com IC, independentemente da depuração da creatinina endógena. Os diuréticos de alça pioram a função renal, por aumentarem o fluxo sanguíneo renal.
No que diz respeito aos divertículos do intestino delgado, julgue o item subsecutivo. A maior parte dos divertículos de Meckel é assintomática e diagnosticada acidentalmente durante uma cirurgia abdominal.
Com relação à anatomia, fisiologia e patologia dos órgãos situados ou que passam pelo pescoço, julgue o item que se segue. A exérese da porção média do osso hioide é indicada no tratamento cirúrgico do cisto do ducto tireoglosso.
No pronto-socorro: jovem de 22 anos do sexo feminino dá entrada com dor ocular e derrame intraocular, após trauma contuso. Qual seria a conduta correta até a chegada do especialista? Assinale a CORRETA:
Jovem com história familiar de nefrolitíase, branco, solteiro, tem cálculo de ácido úrico documentado após episódio de cólica nefrética. Na investigação do perfil metabólico, as alterações mais prováveis de se documentar são:
Compartilhar