Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Sobre a Insuficiência Cardíaca (IC), é CORRETO afirmar que:

A
a terceira bulha (B3), ouvida logo antes da sístole, é menos específica do que a quarta bulha (B4) para o diagnóstico de IC, mas pode ser o único sinal em pacientes compensados, ou com disfunção diastólica.
B
pacientes com IC clínica podem ter fração de ejeção preservada. Esses apresentam disfunção diastólica, a qual tem um prognóstico menos reservado. O ventrículo mais rígido e menos complacente pode tornar audível a quarta bulha (B4).
C
o repouso absoluto está indicado para pacientes com IC classe funcional III, pelos efeitos deletérios sobre o condicionamento físico.
D
pacientes com IC devem ser instruídos a evitar fármacos que promovam a retenção de sódio, sendo eles: corticoides, estrógenos, betabloqueadores e anti-inflamatórios não esteroides.
E
os diuréticos tiazídicos estão indicados para pacientes com IC, independentemente da depuração da creatinina endógena. Os diuréticos de alça pioram a função renal, por aumentarem o fluxo sanguíneo renal.
Qual o esquema de antibioticoprofilaxia mais indicado em um paciente com fratura de tíbia exposta, que ocorreu em área rural e apresenta traço de fratura segmentar?
Um recém-nascido com cardiopatia congênita cianótica, o qual apresenta marcada diminuição da vascularização pulmonar, deve ser tratado inicialmente com:
A Manobra de Dix-Hallpike é utilizada na seguinte condição clínica:
Para o diagnóstico, na suspeita de cálculo ureteral, o melhor exame é:
Compartilhar