Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Sobre a Insuficiência Cardíaca (IC), é CORRETO afirmar que:

A
a terceira bulha (B3), ouvida logo antes da sístole, é menos específica do que a quarta bulha (B4) para o diagnóstico de IC, mas pode ser o único sinal em pacientes compensados, ou com disfunção diastólica.
B
pacientes com IC clínica podem ter fração de ejeção preservada. Esses apresentam disfunção diastólica, a qual tem um prognóstico menos reservado. O ventrículo mais rígido e menos complacente pode tornar audível a quarta bulha (B4).
C
o repouso absoluto está indicado para pacientes com IC classe funcional III, pelos efeitos deletérios sobre o condicionamento físico.
D
pacientes com IC devem ser instruídos a evitar fármacos que promovam a retenção de sódio, sendo eles: corticoides, estrógenos, betabloqueadores e anti-inflamatórios não esteroides.
E
os diuréticos tiazídicos estão indicados para pacientes com IC, independentemente da depuração da creatinina endógena. Os diuréticos de alça pioram a função renal, por aumentarem o fluxo sanguíneo renal.
Paciente de 80 anos, 80 kg, tabagista 40 anos/maço, vem ao ambulatório de cirurgia vascular com exame ultrassonográfico de abdome mostrando aneurisma de aorta abdominal infra-renal, fusiforme, de 7 cm de diâmetro. Tem histórico de gastrectomia aos 40 anos de idade. Submetido à avaliação pré-operatória, que mostrou: Cardiologia: BRNF S/S, PA 140 x 90, ECG: Sinusal, ECOCARDIO: FE 70%. Cintilografia miocárdica: Captação homogênea em VD e VE no repouso e no teste com dipiridamol. Pneumologia: RX tórax: trama vascular pulmonar preservada. Área cardíaca normal. Espirometria: Distúrbio obstrutivo leve. Laboratoriais: HCT 45%. HB: 14,5 g/dl. Anestesiologia: Malampati I. Quanto ao caso, a melhor opção seria o:
Nikos, 4 anos, descendente de gregos, realizou, quando recém-nascido, o Teste do Pezinho, onde foi evidenciada uma deficiência na atividade da G6PD. No momento, o garoto encontrase com um processo infeccioso de vias respiratórias. Inadvertidamente, sua mãe fez uso de vários medicamentos de potencial oxidante que poderiam desencadear uma crise hemolítica. Por favor, marque a opção na qual a medicação estaria CORRETA e não ocasionaria problemas para a criança.
Considere as assertivas sobre crianças com autismo, e preencha os parênteses com V (Verdadeiro) e F (Falso). Crianças autistas: ( ) apresentam grandes prejuízos na interação social e na comunicação; ( ) têm, em sua maioria, diagnóstico associado de retardo mental; ( ) iniciam o quadro clínico entre 6 e 12 anos de idade, geralmente; ( ) realizam movimentos repetitivos como flapping das mãos e balanceio do corpo; ( ) apresentam, como um dos critérios diagnósticos, alucinações auditivas por um período de 7 dias. O correto preenchimento dos parênteses, é:
Dentro da avaliação da doença arterial periférica, NÃO aceitamos que:
Compartilhar