Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Sobre a isquemia cerebral de origem extra-craniana é ERRADO afirmar:

A
O local mais comum para formação de placas é a bifurcação das carótidas.
B
estenose de carótidas acima de 80% tem indicação absoluta de endarterectomia.
C
O controle da hipertensão e dos níveis séricos de lipídeos são as principais medidas preventivas.
D
O uso de stent não é superior a endarterectomia em casos de pacientes com estenose de carótida com ataques isquêmicos transitórios ou amaurose fugaz.
E
A terapia com trombolítico (tPA) é o tratamento mais efetivo em casos de isquemia cerebral aguda.
Paciente de 52 anos, nascido e morador em Curitiba-PR, com história de hipertensão com controle irregular, apresenta 8 meses de evolução de dispneia aos esforços, inicialmente aos grandes esforços, evoluindo para dispneia aos médios esforços e ortopneia. Ao exame, apresenta-se com pressão arterial de 152/80 mmHg, ausculta pulmonar com bolhosos finos em bases e desvio do ictus para a esquerda. Em relação ao quadro apresentado pelo paciente, assinale a alternativa que contém apenas exames necessários à investigação inicial.
O que é doença de Osgood-Schlatter?
Cláudio tem 42 anos, está obeso, com a pressão arterial de 150 x 100 mmHg. Vem ao consultório por apresentar uma síndrome gripal há 10 dias. É tabagista desde os 16 anos. Fuma 02 maços/dia e acende o primeiro cigarro logo após acordar. Quando perguntado sobre o desejo de parar de fumar, diz que já tentou, mas sem sucesso. Deseja tentar de novo. Você o orienta a, EXCETO:
Em relação aos distúrbios metabólicos no período neonatal, é correto afirmar:
Compartilhar