Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Sobre a isquemia cerebral de origem extra-craniana é ERRADO afirmar:

A
O local mais comum para formação de placas é a bifurcação das carótidas.
B
estenose de carótidas acima de 80% tem indicação absoluta de endarterectomia.
C
O controle da hipertensão e dos níveis séricos de lipídeos são as principais medidas preventivas.
D
O uso de stent não é superior a endarterectomia em casos de pacientes com estenose de carótida com ataques isquêmicos transitórios ou amaurose fugaz.
E
A terapia com trombolítico (tPA) é o tratamento mais efetivo em casos de isquemia cerebral aguda.
Assinale a cardiopatia congênita acianótica mais frequente.
Em relação às hérnias inguinais, é correto afirmar:
Menino de seis anos, branco, sem outras comorbidades, apresenta queixa de dor em virilha e face medial de joelho esquerdo há uma semana. Não se recorda de trauma que justifique a dor. Ao exame não se observa edema nem outros sinais flogísticos, apenas restrição da rotação interna e abdução do quadril esquerdo e marcha claudicante. Na radiografia de quadril observa-se aumento da densidade óssea na cabeça do fêmur. A principal hipótese diagnóstica é:
Paciente com 30 anos, empregado como vigilante em supermercado há 3 meses, apresentou quadro de dor lombar há 15 dias, sem sintomas abaixo do joelho, com exame neurológico normal e sem restrição do quadril na rotação interna. Foi diagnosticado na unidade de saúde como primeiro episódio de lombalgia inespecífica aguda, não havendo afastamento do trabalho, apresentando melhora gradativa do quadro álgico. Qual o melhor manejo indicado?
Compartilhar