Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Sobre a isquemia cerebral de origem extra-craniana é ERRADO afirmar:

A
O local mais comum para formação de placas é a bifurcação das carótidas.
B
estenose de carótidas acima de 80% tem indicação absoluta de endarterectomia.
C
O controle da hipertensão e dos níveis séricos de lipídeos são as principais medidas preventivas.
D
O uso de stent não é superior a endarterectomia em casos de pacientes com estenose de carótida com ataques isquêmicos transitórios ou amaurose fugaz.
E
A terapia com trombolítico (tPA) é o tratamento mais efetivo em casos de isquemia cerebral aguda.
A triagem neonatal para anomalias cromossomiais, sobretudo as síndromes de Down e Edwards pode ser feita baseada em dados clínicos, laboratoriais e sonográficos. Os exames laboratoriais que associados a translucência nucal e a idade materna apresentam maior sensibilidade e especificidade na detecção dessas anomalias e subsequente melhoria na qualidade da triagem das pacientes a serem submetidas a estudo genético invasivo são:
Sobre doenças respiratórias que acometem crianças, julgue os itens subsequentes. I - Se um pré-escolar evolui há 15 dias com febre diária vespertina, tosse seca, sudorese noturna, anorexia e emagrecimento: a radiografia do tórax mostra adenomegalia Peri-hilar e condensação de lobo inferior direito: e o exame de lavado gástrico é negativo para bacilo de Koch, o diagnóstico de tuberculose pode ser descartado. II - Caso uma criança com três anos de idade apresente, há dois anos, episódios repetidos de pneumonia e diarreia, a causa mais provável será a deficiência de alfa1-antitripsina. III - Considerando que um lactente com três meses de idade apresente agudamente quadro febril, tosse e dificuldade para respirar e a radiografia do tórax mostre acentuada hiperinsuflação pulmonar, o diagnóstico clínico será de bronquiolite viral e o agente etiológico mais frequente nesse tipo de caso é o adenovírus. IV - Radiografia de tórax com condensação em lobo inferior direito e discreto derrame pleural sugere pneumonia por Clamydia pneumoniae. V - Pneumonia por Mycoplasma pneumoniae costuma apresentar-se com o hemograma normal ou com discreta leucocitose. A quantidade de itens certos é:
Fernando, 3 anos, branco, compareceu a seu médico de família levado pela mãe com exames complementares já realizados. Fernando estava em bom estado geral, eutrófico e a única alteração apresentada no exame físico foi palidez palmar leve. Os exames apresentavam os seguintes resultados: Hb:10,3 g/dL, VCM: 70, CHCM: 28, ferritina sérica diminuída, saturação de transferrina diminuída, ferro sérico diminuída. Qual o diagnóstico mais provável para Fernando?
Recém-nascido, 37 semanas de idade gestacional, peso de nascimento = 2570 g, com exame físico inicial normal, com 40 horas de vida, evoluiu com tremores, irritação e temperatura de 38°C. Fontanela normotensa. FR = 70 mpm. FC = 150 bpm. Urinou 3 vezes desde o nascimento e perdeu 9% do peso. Quer mamar a toda hora. Quais são as hipóteses diagnósticas mais prováveis?
Compartilhar