Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Sobre a isquemia cerebral de origem extra-craniana é ERRADO afirmar:

A
O local mais comum para formação de placas é a bifurcação das carótidas.
B
estenose de carótidas acima de 80% tem indicação absoluta de endarterectomia.
C
O controle da hipertensão e dos níveis séricos de lipídeos são as principais medidas preventivas.
D
O uso de stent não é superior a endarterectomia em casos de pacientes com estenose de carótida com ataques isquêmicos transitórios ou amaurose fugaz.
E
A terapia com trombolítico (tPA) é o tratamento mais efetivo em casos de isquemia cerebral aguda.
Em relação ao leiomioma uterino:
Dos exemplos abaixo quais você solicitaria no caso de uma pessoa idosa apresentasse dispneia súbita pós-correção cirúrgica ortopédica:
ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM APENAS CARDIOPATIAS CONGÊNITAS CIANÓTICAS.
Dadas afirmativas que seguem: I- Sintomas como cefaleia, vômitos, convulsões, perda de consciência e ptose palpebral são alguns sintomas de um possível aneurisma cerebral. II- Aterotrombose e aterosclerose na artéria carótida externa podem levar a um acidente vascular encefálico (ou acidente vascular cerebral). III- A retina funcionalmente está dividida em nove camadas sendo uma delas composta por corpos celulares de neurônio unipolares. IV- O estrabismo é um “desbalanceamento” existente na inervação responsável pela motricidade dos músculos extrínsecos dos olhos, podendo a causa deste problema ser genética. V- A criança que nasce com glaucoma ou que desenvolve o glaucoma nos primeiros anos de vida, geralmente apresenta sintomas característicos, como olhos embaçados, sensibilidade à luz, lacrimejamento excessivo, globo ocular aumentado e córnea grande e opaca. Está(ão) correta(s)
Compartilhar